quarta-feira, julho 29, 2009

Em Lisboa, obra-se profusamente neste Verão


[3272]

Lisboa está insuportável. Obras, buracos, bandeirinhas, montes de areia, montes dessas indizíveis e malfadadas pedras da indizível e malfadada calçada portuguesa, sinais de trabalhos, desvios, poeira (nuvens de pó, uma das razões porque me questiono como é passa pela cabeça de alguém comprar um descapotável em Lisboa…), tambores vazios, ruas esventradas com uns cabos a aparecer que alguns operários me disseram ser fibra óptica, um mundo de incómodos, barulho, poluição, tudo refogado na caldeirada do desleixo, gritaria, palavrões, carrinhas estacionadas a esmo, de gente que está a trabalhar e total desorganização – uma imagem de marca afinal.

É assim que ao tradicional período de férias, em que Lisboa se torna mais ou menos habitável pelo notório decréscimo de trânsito automóvel, aconteceu este ano uma autêntica praga de obras e obrinhas que fazem desesperar um cidadão. Na parte que me toca, há uma inacabável obra na recta do Dafundo, onde se arranca a pedra da calçada, se faz valas, se tapa valas, se estaciona tractores e escavadoras ao longo do passeio. Certamente que a obra deve servir para alguma coisa, mas começou há cerca de um mês e pelo andar da carruagem deve haver ali marmelada para mais um mês ou dois. Ou seja, para quando toda a gente vier de férias.

Decidi-me a passar a usar a A5. O problema é que há sempre um acidente junto à pimenteira, ou junto à saída para Carnaxide, ou junto a uma treta qualquer que obriga a circular só numa faixa, provocando uma bicha (na rádio, cuidadosos e reverentes, os locutores dizem fila) que começa no viaduto Duarte Pacheco. Será que me acabaram com um dos pouco prazeres lisboetas que sobreviviam ao caos – leia-se circular, comer e ir ao cinema no Verão?
.

Etiquetas: ,

6 Comments:

At 3:45 da tarde, Anonymous António de Almeida disse...

Enviei-lhe um mail para o endereço que consta do perfil. Cumprimentos.

 
At 12:46 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

Sabes o que é obrar no Brasil :)))

 
At 7:21 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga
Não é só bo Brasil, por cá tmbém se «obra», só que a raiva é tanta com tanto desleixo e desrespeito pelos cidadãos que a palavra que me veio à cabeça foi essa mesmo. :))

E afinal quando é que dou uma... «mordida» no maboque do livro?

 
At 1:25 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Está amadurecendo!:)) Em Portugal estará nas "quitandas" em dois meses. No Brasil o lançamento será só no final de Outubro.

 
At 1:41 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

«quitanda» é um nome bem angolano. Será que no Brasil sabem disso?
:)

 
At 2:17 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Será o tema de meu próximo post! :))

 

Enviar um comentário

<< Home