quinta-feira, maio 28, 2009

A gritaria

[3161]

Este homem ultrapassou a raia do decoro. Embaraça e gera sorrisos de complacência. Ele acha que o que interessa é o timbre, a fonética, para quê esboçar uma ideia, uma frase gramaticalmente escorreita, para quê ir além do que verdadeiramente interessa, ou seja porque sair deste fluxo torrencial de retórica de quem nem ele próprio recordará um minuto depois de a ter usado?

Há pouco ouvi uma intervenção de uma apresentadora norte-coreana que, em gritaria plena, avisava os sul-coreanos que seriam atacados se ousassem inspeccionar os pacíficos barcos do Norte. A mulher berrava, em obediência às linhas de fundo que lhe foram inculcadas pelo sistema. Acreditem que me lembrei do Grande Líder. Mas do nosso. Tal como a apresentadora, ele berra. Ele acha que a gritaria é sinónimo de razão e tem a força e a nobreza do argumento correcto. Não importa o que diz, desde que berre e acuse o PSD de todas as malfeitorias e afirme que o PS é a salvação da alma lusa.

Sócrates é um caso sério de embaraço. Faz lembrar aquela tia que não vemos há duas décadas, que aparece de repente numa festa de família e nos leva a fingir que não a conhecemos de lado nenhum.

Sócrates tem todas as condições para garantir o êxito na Venezuela, na Colômbia ou mesmo em Pyong Yang. E, neste último caso, nem a língua seria barreira, reconhecida a sua facilidade em aprender qualquer língua. Mesmo o coreano. Desde que seja técnico, bem entendido.Mas por cá, valha-nos a santa... bem poderia desamparar-nos a loja. Já não há pachorra.

.

Etiquetas: ,

6 Comments:

At 10:36 da manhã, Blogger LurdesMartins disse...

Ahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!
(e isto é pra não chorar...)

Beijinhos

PS- não lhe anda a escapar nadinha. A tal musiquinha está lá sim, mas mais para trás no tempo (foi publicada após ter visto o filme)

 
At 7:08 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes
Na verdade, não dei por ela. Não é uma musiquinha gira?
:)

 
At 7:08 da manhã, Blogger Carlota disse...

Mas repara no ar satisfeito com ele próprio que apresenta. Ele acha-se o máximo. Em qualquer língua.

 
At 7:09 da manhã, Blogger Carlota disse...

Clicámos ao mesmo tempo!!!!
Para quando o fim dos comentários invisíveis? Queres ajudinha, queres?
:)

 
At 7:09 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

Disso não tenho dúvidas. Ele acha-se, realmente, o máximo :)

 
At 7:12 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

É, estamos a atropelar-nos mutuamente :))).
para já não, obrigado, o crâneo informático que me fez isto prometeu que este fim-se-semana resolvia a questão. Vamos lá ver o que sai dali. Se me vir atrapalhado falo contigo.
xi-co

 

Enviar um comentário

<< Home