sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Confessionário...


[2942]

O António de Almeida passou-me a bola. Vou então jogar e confessar oito particularidades:

1) - Gosto de uma boa mesa, com boa comida e boa gente. Onde se fale bem e coma melhor. Com qualidade. De preferência em pratos muito grandes, com pouca comida. E copos bem grandes;

2) – Não passo uma Quinta-Feira de estreias e tento ver tudo o que o cinema tem para me dar;

3) – Aprecio gente que fale bem, "alto, claro e bom som", lá diria o meu pai. Gente com dicção clara, bem articulada e isenta de modas do tipo “é assim” (exemplo, Carlos Vaz Marques). Tanto quanto me exaspero com gente que fale mal e use e abuse dos tais vícios e modas como o “então vá” ou “desde logo” ou com dicção enrolada e frequentemente imperceptível, amalgamando sílabas, comendo as partes finais dos vocábulos ou com bruscas variações fonéticas (exemplo, Marcelo Rebelo de Sousa);

4) – Não sobreviveria sem humor. O humor faz parte integrante do meu dia-a-dia e é, para mim, um inequívoco sinal de cultura. Sobretudo se usado com oportunidade e elegância.

5) – Gosto de gente. Gente interessada e interessante. Tanto quanto abomino gente vulgar (no mau sentido) e inculta porque sim. Sobretudo gente que arruma o carro por cima dos riscos dos "estacionamentos" e nem dá por isso;

6) – Apesar de continuados e genuínos esforços, não consigo entender a “esquerdofilia” em determinados círculos do nosso tecido social. Bem porfio mas não mato caça nenhuma. E espanto-me com a facilidade com que ela medra e se instala;

7) – Adoro pegar em duas mudas de roupa, meter-me no carro e… ir;

8) – Medito com alguma frequência na injustiça divina de nos ter sido concedida vida tão curta. Acho um desperdício não se chegar sequer aos cem anos. Por mim deveríamos viver pelo menos 400 anos, validados por uma integridade mental à prova do verdete. Como é que depois se acabava, não sei. Deixo isso para uma próxima “corrente blogosférica”.

E posto isto passo a bola a (seis, não é António?):

- Ana Gomes Ferreira
- Ana Vidal
- Carla Martins (Carlota)
- Cristina Vieira
- Cristina Silva
- Sinapse (da) Maia



ADENDA:
Diz o António de Almeida aqui na caixa de comentários que, afinal, são só seis particularidades e eu mencionei oito. Peço desculpa pela desatenção. Assim, só contam seis. As outras duas são como as gravações do Pinto da Costa. Toda a gente as vai ler (as particularidades) mas são ilegais. Não contam. Mas façam favor de ler à vontade.

.

Etiquetas: ,

5 Comments:

At 6:57 da tarde, Blogger António de Almeida disse...

As particularidades eram apenas 6, duas ficaram de bónus. Obrigado.

 
At 5:17 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

"Sonhei que viveria muitos anos, para dar tempo de correr o mundo a bordo de um carro, conhecendo gente, culturas e comidas diferentes...acordei com a sensação de ter saído de um daqueles filmes que me deixam estasiada por alguns dias."
Esrevi isso à um ano atrás,no caderno onde registro meus sonhos. Fiquei arrepiada qdo li o seu post!
Bjs
Dulce/br

 
At 8:52 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce/Br

Nãp vale a pena ficar arrepiada :)))) Afinal mais gente pode pensar o mesmo que eu.

beijos

 
At 12:04 da manhã, Blogger cristina disse...

O conteúdo dessa adenda é só para ver se eu venho cá falar? =)

 
At 8:04 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Cristina
Touché. E parece que não me enganei. Eu sabia que não resistirias :)

 

Enviar um comentário

<< Home