sexta-feira, dezembro 26, 2008

Repulsa


[2848]

Ainda falando de educação, Mário Nogueira está a tornar-se numa figura a roçar o repulsivo. Teve o topete de aproveitar a homilia de D. Policarpo para mais uma das suas batalhas, ainda por cima, usando conclusões que só ele é que tirou. Nunca D. Policarpo se colou à Plataforma Sindical dos Professores nem ao Governo, limitou-se a desferir uma crítica contundente a ambas as partes e a urgir um entendimento rápido no interesse dos jovens estudantes. Foi isto que D. Policarpo disse mas Mário Nogueira, à boa maneira leninista, joga com as palavras e lança-as no éter como se fossem papas e bolos e todos nós fôssemos tolos.

D. Policarpo é uma insigne figura e não merecia o polé com que este sindicalista de pacotilha o trata. Os professores, por seu lado, teriam a estrita obrigação de se demarcarem desta atitude desonesta e mentirosa de Nogueira. Não vi nenhum fazê-lo. Foi pena.

Adenda (15:42):
Já depois de ter publicado este post, cheguei a um outro do Paulo Ferreira do Câmara de Comuns. Confesso que não sabia dos pormenores que o Paulo refere. E pergunto-me, uma vez mais, mas não há um grupo de professores que se oponha à criatura? Que publicamente se demarque de um trauliteiro que, sem qualquer respeito pelos interesses dos estudantes, continua a fazer a sua guerra política? E os professores não dizem nada? Não fazem nada? Ou terei de concluir que os tais cento e vinte mil estão todos de acordo com o senhor Nogueira
?

.

Etiquetas: , , ,

5 Comments:

At 11:36 da tarde, Blogger António de Almeida disse...

-Julgo que alguma inabilidade política do governo favoreceu a ascenção de Mário Nogueira. Sendo um comunista de linha dura, não é de todo confiável, penso até que os professores podem ganhar algo com a sua capacidade de organização e mobilização centralizada na FENPROF, mas perdem apoio na opinião pública quando o sr. Mário Nogueira fala.

 
At 10:50 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

António de Almeida

Confesso que o post poderá deixar transparecer algum romantismo da minha parte, no sentido de que seja possível ser-se um bom sindicalista sem se ser necessariamente um comunista de linha dura. Infelizmente, parece que em Portugal, ser-se comunista de linha dura ainda é a melhor carta de recomendação para se liderar um sindicato. Perdem os trabalhadores, perdemos todos. No resto, quanto a capacidade de organização e mobilização, ninguém tem dúvidas sobe a capacidade dos comunistas. É pena que não usem esse atributos em políticas confiáveis.

 
At 4:17 da tarde, Blogger Madalena disse...

Se fosse ao contrário, se fosse a homília favorável à ministra, ja´todos achariam bem o aproveitamento?, pergunto-me. Não acho bem nem mal. D. Policarpo é um homem sábio e não temeu esse aproveitamento, nem se opôs, tanto quanto sei.
A mioria dos professores não se opõe à avaliação mas sim ao absoluto comprometimento do seu desempenho lectivo com este modelo. Todas as escolas sentiram o mesmo. Todos os professores sentiram o mesmo. O Ministério admitiu os erros mas não os quer corrigir.
Mário Nogueira é sindicalista e faz o que deve fazer: utilizar a sua visibilidade para chamar a atenção da opinião pública. Todos os políticos o fazem. OU não?
De castigo, não te deixo nem sequer um beijinho!!!!

 
At 8:57 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Vais desculpar-me mas não está em causa o que o Ministério fez ou podia ter feito. está em causa o que Mário Nogueira fez, porque a verdade é que o ministério não fez nada a este respeito. De resto, os pressupostos da homilia tanto valiam para o Ministério como para o sindicalista. Só que Mário Nogueira não hesitou em fazer o aproveitamento que fez. Por isso achei mal, tanto quanto o silêncio dos professores a este respeito.

Como não há diferenças nenhumas que me afastem de ti, aqui vai um grande beijo para ti de bom Ano e um grande abraço para o Jorge
:))

 
At 5:18 da tarde, Blogger Teófilo M. disse...

Outra cara que quando a vejo na televisão me apresso a mudar de canal pois o meu fígado já não aguenta.

 

Enviar um comentário

<< Home