sábado, maio 10, 2008

O pessoal do sul


[2494]

Isto tem tudo "áber" com o pessoal do Sul – exclamava um adepto do Boavista, acabrunhado, quando instado por uma televisão a comentar o castigo acabado de aplicar ao Boavista, ao F.C. Porto e ao Leiria. Este adepto é muito jovem e acredito que estava a ser genuíno no que dizia. Para ele, todos estes castigos tinham a ver com o pessoal do sul que continua a atacar os clubes da região norte. Mas a culpa não é dele. Quando dirigentes procuram justificar toda a batota e actos corruptos com que pautaram a sua conduta e foram construindo mitos, no discurso permanente de que tudo é feito contra tudo e contra todos, não há como não perceber o jovem adepto boavisteiro que se sente injustamente atacado ao ver o seu clube descer de divisão.

Que para além dos simples, dos genuínos adeptos de clubes, haja gente esclarecida que não consegue disfarçar a azia que estes castigos lhe provocaram é que é realmente espantoso. Uns preferem enaltecer a proa e vaidade do responsável pelo conselho de disciplina da Liga e que fez a leitura das condenações, outros, trazendo a recordação de actos passados em que clubes do sul, concretamente o Benfica, estiveram envolvidos. Só faltou mesmo falar de Calabote outra vez. Para uns e outros não interessam os factos, a batota e a coacção e a matéria factual encontrada. Importa a vaidade de como as coisas são feitas e importa o que os outros já fizeram.

No mais, o costume. A voz trovejante de Valentim Loureiro à beira de perder a paciência com Manuela Moura Guedes e o ar angelical de Pinto da Costa, vestindo aquele fato de decência e verticalidade que ele costuma guardar para estas ocasiões, deram o toque final ao apito final.

Nota:

1 - Pressinto que o próximo campeonato vai ter um início complicado. Não acredito que os recursos estejam julgados e resolvidos antes de começar a nova época;

2 – Rui Moreira teve a decência de afirmar que o FCP tinha a obrigação de recorrer dos seis pontos perdidos, na defesa da honra do clube. Aparentemente, Pinto da Costa não vai por aí. Prefere perder já os pontos e acabar o campeonato com 15 ou 16 pontos de avanço em vez de 20 ou 21.

.

Etiquetas:

4 Comments:

At 5:08 da tarde, Blogger cadeiradopoder disse...

Estando os factos provados, concorda-se com a punição. Agora, o que se espera sempre da justiça é uma investigação coerente, e não apenas acima do Mondego!

 
At 7:48 da tarde, Blogger cristina disse...

«foram construindo mitos, no discurso permanente de que tudo é feito contra tudo e contra todos»

E o que seria do futebol sem mitos?!... =D Eu, que até estou um bocado perdida nos últimos acontecimentos, também acho que tem "ábere" com o pessoal do Sul. Não sei o que foi, desta vez, mas a culpa só pode ser "bossa". :P

 
At 1:33 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

cadeira do poder
Não creio que em alguma linha do meu post eu tenha dado a impressão do contrário...

 
At 1:35 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina

Concordo, só pode ter áber com nós, mesmo em antes de eu o escfever já o tinha pensado
:)))

 

Enviar um comentário

<< Home