terça-feira, abril 15, 2008

Coitados dos italianos!


[2450]

Habituado ao timbre e substância da nossa imprensa, acabei por não me surpreender com a vitória de Berlusconi.

Também concordo com o JCD, aqui. Aqueles burri ignoranti dos italianos não lêem, com certeza, os jornais portugueses. Agora, aguentem-se. Felizmente que a imprensa portuguesa já está a esclarecer devidamente os portugueses que Berlusconi nunca poderá formar governo sozinho, terá sempre de fazer uma coligação.

É o resultado da burriiiici dos italianos. Deus tenha piedade deles que não são iluminados como nós. Ó para nós a escolher primeiros-ministros. Queriam!

.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 12:31 da manhã, Blogger Filipa disse...

se as coisas fossem assim tão simples... há muitos elementos a ter em conta antes de chamar aos desgraçados dos italianos de burros! sobretudo porque há uma grande parte deles que estão verdadeiramente desesperados com este resultado! A esquerda italiana é um desastre: é desorganizada, cheia de facções que não se entendem, nunca conseguiu cumprir um mandato do início ao fim, não tem figuras carismáticas e não controla os meios de comunicação. Para além disso, este último governo aumentou brutalmente os impostos, por necessidades evidentes de um país que está mergulhado numa crise económica brutal. É obvio que a carteira apertada conta muito mais para cada indivíduo do que as medidas gerais, e o resultado foi evidente.. Para além disso, há uma enorme parte da população (números muito maiores do que os nossos, proporcionalmente) que não se identifica minimamente com nenhum dos propostos representantes e que escolheu votar em branco, ou pura e simplesmente não votar. Com a nova alteração da lei eleitoral, aprovada nos últimos periodos do último governo berlusconi, estes votos acabam por favorecer o partido com maiores probabilidades de vencer a câmara. O senado está cheio de velhas múmias, cujo poder de voto é muito forte, e por aí adiante.
A situação em itália é de facto dramática, mas a culpa não é da burrice dos italianos, e não é por não lerem jornais portugueses, franceses, espanhois, ingleses, alemães ou de onde seja, é pela falta de alternativas, pela necessidade urgente de estabilidade que só a direita arrogante poderia oferer, pelos receios de maiores recessões, pela ausência de alternativas, pela desesperação de anos de governo berlusconi, que conduz ao desinteresse e apatia (sobretudo dos mais jovens, que deveriam de ser os mais activos)... e por muitas outras coisas. Enfim, não estou para aqui a dar uma lição de política all'italiana, porque não tem sentido, mas acredita que por detrás da 'burrice' que nós vemos, há uma situação extremamente complicada.
bj

 
At 7:42 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

miss spring

Olá minha amiga

Vais desculpar-me, mas acho que te passou ao lado a pontinha venenosa e irónica do post. Eu não chamei burros aos italianos e muito menos pretendi deixar a pairar a ideia de que se os italianos lessem os jornais portugueses as eleições teriam um resultado diferente. Fi-lo num registo irónico (aliás, referi-me ao tom jocoso do J. Carvalho Dias do Blasfémias), assente no facto de que quem lia os jornais portugueses há umas semanas atrás ficava com a ideia de que Berlusconi estava "arrumado", não ganharia as eleições, ao longo do habitual cortejo de epítetos mais ou menos boçais contra o homem, por muitas razõs que haja para isso.
Tirando este pormenor, apreciei bem a tua argumentação e mesmo não concordando inteiramente com ela, apresentaste pontos válidos e agradeço-te a extensão e clareza do comentário.
Já agora, tem havido por aqui algumas críticas ao prémio BES de fotografia, aquele que o teu amigo ganhou. Basicamente, a crítica asenta no facto de que o BES não está a premiar fotografia na sua pureza mas mais uma certa simbologia que, eventualmente, nada terá a ver com fotografia. Não me meto muito por estes caminhos poque sou um leigo na matéria, menciono o facto apenas para que saibas.
Beijinho amigo aí para a loira (para Albion, claro, :))) ) e fiquei satisfeito por ver que ainda vais paying a visit ao Espumadamente!

 

Enviar um comentário

<< Home