sexta-feira, janeiro 18, 2008

Multiculturalismo


Beijos de mulata (Vinca rosea), planta medicinal muito abundante em Moçambique. As flores fervidas em água causam resultados surpreendentes em feridas, úlceras e em conjuntivites. A sua acção nas conjuntivites é mais rápida que a maioria dos antibióticos. A planta está classificada e faz parte de um livro publicado pelo Ministério da Saúde com a relação das plantas medicinais em Moçambique.

[2269]

Há um par de maleitas que são com a papaia. Só dão em África. Ou melhor, só davam, porque sei que tem havido algum sucesso na produção de umas papaias, ainda que raquíticas, no Algarve. Mas as maleitas a que me referi são africanas por natureza e não me ocorre alguma vez tê-las visto em Portugal. Estou a falar daquelas conjuntivites que transformam os olhos de um cidadão em duas autênticas cebolas (das grandes), vulgarmente conhecidas por mexe-mexe e das mataquenhas (bitacaias, em Angola) que são uns bichinhos que se instalam nos dedos dos pés de um cidadão e nos vão comendo paulatinamente o dedo mindinho enquanto a gente se coça pensando que é outra coisa qualquer.

Pois... já tinha visto um mataquenha, numa pessoa que tinha estado em Moçambique seis meses antes e posso afiançar que essa pessoa toma banhinho todos os dias e há três dias vi um colega com dois olhos do tamanho de duas batatas “rena”. Não sei se é sugestão mas a verdade é que nestes dois dias em que estive em casa encostado à box, os olhos me pareceram estar com mexe-mexe. Pelo sim pelo não fui à farmácia buscar uma pomada oftálmica e um colírio com antibiótico. E concluir que há umas quantas coisas em que o multiculturalismo não faz cá falta nenhuma...
.

Etiquetas: ,