segunda-feira, dezembro 10, 2007

O costume



[2195]

JPP resume bem o estilo da RTP na cobertura da cimeira EU-África:

"...Bastam dois minutos para se perceber o tom do noticiário da RTP sobre a Cimeira UE - África. Em dois minutos estamos em plena retórica empolada e palavrosa, épica e grandiloquente, sem um átomo de jornalismo. Pelos vistos ninguém dá por ela na RTP..."

Cheguei ao ponto de ver a entrada de Sócrates em cena em slow motion. Juro!

A demonização de G. Brown também é interessante e esperada. Só me surpreende ter começado tão tarde. Neste particular, talvez fosse da mais elementar justiça referir a forma irresponsável e criminosa como Portugal lidou com os seus cidadãos à altura da descolonização. O enxovalho, o roubo e a morte foram factos correntes e ignorados pelos senhores da revolução, enquanto se entretinham a apanhar cravos no jardim e a fazer música de intervenção. Os ingleses têm este péssimo defeito de honrar e proteger os seus cidadãos. Coisa que não faz muito sentido para Mário Soares, por exemplo, que já abriu a sua barragem de críticas a Brown. O costume.

Sócrates continua a falar como se estivesse num comício na Voz do Operário. Este homem está a inchar de vaidade (passou a cimeira a falar na “parceria” e no espírito de Lisboa e na nova era de um novo diálogo político, cheio de intensidade… palavras dele) e alguém lhe deveria dizer que as cimeiras não são comícios. A forma como ele fala dá-lhe um ar de Chávez e reflecte uma imagem que não nos abona muito.


Entretanto, os chineses continuam a desembarcar aos milhares em África (famílias inteiras) e o partenariado intenso e de nova era vai-se fazendo de uma forma muito mais eficaz. A breve trecho, a Europa perderá inexoravelmente a sua competitividade. Por muitos milhares de milhões que se atirem para o pipe-line.
.

Etiquetas: ,