segunda-feira, junho 25, 2007

Provincianismos




Noite de S. João. Ontem
Foto obtida no A Cidade Surpreendente


[1834]

Na passada Sexta Feira caí casualmente num canal que julgo ser a RTP-N.

Independentemente de ainda hoje não ter percebido bem o sentido e utilidade de um canal estatal que será um subcanal de serviço público objectivamente dedicado ao Porto, num país de 89.000 km2, detive-me a ouvir um debate com quatro figuras que penso ser representativas da cidade do Porto, embora tenha de admitir apenas conhecer uma,
Carlos Abreu Amorim, que conheço aqui da blogoesfera e de o ter visto um par de vezes no programa Prós e Contras.

Naquele preciso momento o debate centrava-se no provincianismo lisboeta.
CAA exercitava a sua oratória na definição de provincianismo em geral e no provincianismo lisboeta em particular. Quedei-me na estação, na ideia de que o debate, lá mais para a frente, adquiriria algum corpo, alguma substância, já que me pareceria um desperdício e, no mínimo, provinciano que quatro figuras nortenhas se entretivessem à volta de uma mesa a discutir o provincianismo da capital. Mas, ao fim de uns longos minutos, concluí que não se passava daquilo. Era o provincianismo para aqui e o provincianismo para ali, sem que eu percebesse alguma forma de debate que se desenhasse para além de um azedume incompreensível relativamente a Lisboa.

Tenho alguma dificuldade em entender este azedume em regime de permanência. Com receio de cair nalguma vulgaridade, eu diria mesmo que já não já pachorra. Por mais nada que não seja o facto de estarmos a falar de um canal de televisão pública, à custa de todos (incluindo os provincianos lisboetas) e de personalidades que se movem em círculos intelectuais, políticos e académicos, muito para além daquele bairrismo popular que até é salutar entre cidades.

Nota: O excelente blogue
A Cidade Surpreendente faz um belo post sobre o S. João do Porto. Eu estou habituado à elevada qualidade do Carlos Romão, tanto no que escreve como no que fotografa. Tem ele, ainda, a elevação de nunca o ter visto cair na retórica fácil e patética anti-lisboeta. Mas se caísse, a questão não se punha. O blogue é dele e ele escreverá sempre o que lhe der na gana. Mas na televisão… pública… conversa estéril sobre provincianos lisboetas… já não há pachorra mesmo. Estão-me a ir ao bolso.

Etiquetas: , ,

6 Comments:

At 8:11 da manhã, Blogger cristina disse...

Eu podia pôr-me para aqui a defender ou, pelo menos, a tentar explicar o sentimento de provincianismo que o Porto vive em relação à capital... Mas acho que já fiz isso por estas bandas... E como não vi o debate de que falas nem sequer tenho RTPn, quedo-me por registar que mais uma vez lá veio o CAA à conversa ;)

 
At 11:17 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Olha que bonita está a cidade!
São João, São João, dá cá um balão ... la lala la la ...



;))

 
At 12:34 da tarde, Blogger 125_azul disse...

E o que foi aquilo do Pinto da Costa com o como se chama gajo do Benfica? Vieira qualquer coisa ou qualquer coisa Vieira? Wellllllll!!!
É preciso pachorra. Muitaaaaaaaaaaaaaa. Será por isso que tens saudades do Adamo?

 
At 6:53 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Claro que já fizeste e fizeste-o muito bem. Lembro-me bem disso... mas eu penso que fui muito claro no post.
Quanto ao debate... pois, só visto. Foi aí que centrei a crítica.
E tens razão, lá veio o CAA à conversa, mas temos de reconhecer que ele é que dá o mote :))
beijinho

 
At 6:54 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
lalalala lalala lalala
isso é mesmo como quem diz... deixa-me estar calada antes que eu espanque este morcão
:)))
beijinhos fast thimkers
:)

 
At 6:54 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

azulinha
Eu bem digo que me lês pela rama. Então eu digo que tenho saudades do Adamo???
:)))
beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home