sexta-feira, maio 25, 2007

Pronúncia do Norte





[1766]

O Forum TSF ontem decorria animado com a maioria das pessoas a zurzirem em Mário Lino por causa da história do deserto da margem Sul. Em determinada altura, Manuel Acácio (o Dr. Manuel Acácio, como a maioria dos ouvintes lhe chama) diz qualquer coisa como: “E agora temos um ouvinte, engenheiro geógrafo, que nos fala a partir de Lisboa… e é interrompido com energia pelo engenheiro geógrafo, quase zangado, que diz: “do Porto, Manuel Acácio, do Porto. Eu trabalho, eu vivo no Norte”.

Independentemente de ficar a saber do afinco com que os engenheiros geógrafos trabalham a norte do Douro, apraz-me saber que o ouvinte em questão consegue disponibilizar tempo suficiente para se inscrever no Fórum da TSF para participar no programa, sem quebra de ritmo no seu, certamente, elevado ritmo de trabalho.


.

Etiquetas: ,

9 Comments:

At 8:38 da manhã, Blogger cristina disse...

Sim, sim, somos pessoas muito afincadas :)

Mas, olha lá, onde é que queres chegar com o resto do comentário?! Acho que me perdi pelo caminho...

 
At 6:17 da tarde, Blogger Bekx (JGG) disse...

Parece-me que o Espumante quer dizer mais ou menos o que disse aqui.

 
At 6:17 da tarde, Blogger 125_azul disse...

A Sinapse não te vai perdoar teres voltado ao Forum TSF... Beijinhos, bom fim de semana

 
At 5:28 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Azulinha, distraída ... é ao contrário, eu gosto das crónicas TSF! :))

... mas, Espumante ... devo dizer que me perdi, como a Cristina ...


Beijinhos, com pronúncia do Norte,
Sinapse

 
At 8:00 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Eu concordo que me expliquei mal. Porque é mais difícil a escrever que a falar, no caso vertente. Eu tento explicar:
Quando o locutor da TSF disse que tinha um ouvinte engenheiro geógrafo, de Lisboa, o ouvinte interromper e disse: - De Lisboa, não. Do Porto. Eu trabalho...
Como quem diz quem mora no Porto trabalha, quem mora em Lisboa deve entreter-se a nham hham ham ham a grilos, que foi o que o geógrafo quiz dizer. Trabalhar, Porto. Claro que isto foi mais perceptível ouvindo, mas peço desculpa pela minha forma arrevezada de escrever. Um dia, quando crescer, serei como a Clara Ferreira Alves e depois escrevo melhor, faço crónicas com citações de Byron, Joyce e assim e todos me entenderão melhor :)))))
beijinho e espero que me tenhas entendido agora.

 
At 8:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

azulinha
Vês? A Sinapse gosta das crínicas da TSF :)))
Bom domingo para ti que agora ja é tarde para te desejar bom fim de semana

 
At 8:02 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Bekx
Entendi esse post e sunscrevo-o, ms o significado do meu está lá em cima, na resposta à Cristina
Um abraço

 
At 8:11 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
tenho a certeza que já entendeste agora, apesar da minha explicação atamancada à Cristina :))))
Continuas ocupadíssima aí pela Big Apple, pelo que vejo, daí que andes a perder discernomento. É muito jazz, né? :))
beijinhos compreensivos
PS- Olha, aproveita a oportunidade de viveres aí e faz um post sobre a fonética de apple, que todos os posrtugueses pronunciam "eiple" e sobre Waffle que todos os portugueses pronunciam "weifle". Diz-lhes que que o a seguido de consoante dobrada nunca se pronuncia ei que é o caso de apple, que se lê "éple" e waffle, que se diz "uófle". Eu fazia o post, mas depois dizem que eu tenho manaia que falo bem inglês e que sou muito viajado e eu não quero :)))))
escreves?
beijinhos a comer waffles, a dar migalhas de wafles aos pombos e a dar dentadas numa apple.
:))))

 
At 8:19 da manhã, Blogger cristina disse...

«Como quem diz...»

Ah, pois claro! E depois nós é que somos provincianos e mostramos desconforto permanente em relação à capital ;)

 

Enviar um comentário

<< Home