quinta-feira, novembro 23, 2006

Me worry?


[1378]

O meu saudoso pai tinha por hábito o gesto carinhoso de me pôr a mão no ombro, quando caminhávamos lado a lado. Isto causava-me alguma irritação, sobretudo na fase sensível de transição da adolescência para a idade adulta. Aquele toque paternal comprometia a suprema sensação de autodeterminação que começa aí pelos quinze anos, atinge o pico pelos vinte e um e normalmente termina quando casamos, a partir do momento em que a mulher nos passa a pedir para passarmos pelo supermercado no regresso do emprego, ou nos telefona a dizer que no fim de semana temos de ir jantar aos sogros (aos nossos, claro).

Mas enfim, a um pai perdoa-se tudo. As causas são nobres e o ascendente hierárquico caldeado num código genético que garante que, poucos anos depois façamos o mesmo aos nossos próprios filhos, acaba por ser aceite sem dramas. Já o mesmo não se poderá dizer dos nossos políticos. Estes senhores baseando-se num pressuposto dúplice que oscila entre o convencimento de que todos nós sem excepção constituímos parte integrante de uma massa ignara e idiota que é preciso manter mais ou menos feliz para não atirarmos com a sopa ao chão e a noção de intervenção divina da luz do conhecimento de como se lidar com o rebanho. Sobretudo no que tem a ver com o que vulgarmente se chama de governar por opinião pública.

A última tirada do governo foi o estardalhaço feito à frente da nova lei de televisão, criada por Santos Silva. Os rufos da apresentação da lei não chegam para ofuscar a noção clara de que esta gente não só se sente iluminada para produzir legislação mais ou menos inócua, como revela estarmos em presença de gente que claramente se compraz em exercer o poder, mesmo que da forma mais pueril. E com o poder se entretêm, pelo menos enquanto a mulher não telefona a dizer para não se esquecerem de passar no supermercado e trazer líquido para a loiça.

4 Comments:

At 2:39 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Bom ... eu não acompanho essas notícias ... estou a leste dessa nova lei da televisão ou daquela história da terminologia linguística para o ensino ou lá o que é ... Eu só sei que hoje é sexta-feira, e não temos post no Espumadamente!

Hello?






:))))

 
At 6:01 da tarde, Blogger Madalena disse...

Gosto muito da parte em que falas do teu pai!!!! Eu tenho saudades do meu! Mil beijinhos e bom fim de semana!

 
At 11:51 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
Este fds está curto de tempo. Beijinho pelo teu carinho :))

 
At 11:52 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Bdeijinho e bom fim de semana para ti também. Deixei uma versão pessoal sobre o rio de Marracuene, lá no Chora.
Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home