sexta-feira, agosto 04, 2006

Ganídeo pesadelo


[1141]

De volta a Lisboa, ocupei o espírito a pensar no extraordinário legado que deixámos à África Lusófona. Não, não me refiro à língua mas sim ao conforto de em qualquer das nossas antigas ex-colónias a cozinha portuguesa e as locais se complementarem harmoniosamente. A moamba de galinha com funge e o bife à portuguesa, a galinha zambeziana e o bacalhau à Braz, a cachupa e umas divinais amêijoas à Bulhão Pato são bons exemplos do que afirmo. Isto adquire uma especial relevância quando passo quase uma semana em dois países africanos onde a partir do segundo dia de visita me refugiava em pacotinhos de caju, mangas e gelatinas “Royal”, ao terceiro dia dava comigo a pensar num bitoque, ao quarto tinha visões de pataniscas com arroz de feijão, ao quinto era a crise final quando as empregadas do hotel se cruzavam comigo e eu já tinha visões de um robalo ao sal.

O avião de regresso concedeu-me umas farripas de sono solto. E era solto porque cada vez que adormecia sonhava com uma formidável posta de bacalhau à lagareiro como a que a foto acima ilustra. Evidentemente acordava e a gulodice do sonho transformava-se num ganídeo pesadelo.

É… podemos ter muitos defeitos, mas que ninguém diga que foi a Moçambique, a Angola ou a Cabo Verde e andou a jantar caju e gelatinas
Royal!

5 Comments:

At 12:04 da tarde, Blogger Madalena disse...

Estou com uma psicose do Algarve e essa "cuisine" fez-me lembrar uma vez mais este recanto. Às horas nobres da fome, os veraneantes fazem "bicha" (eu continuo a dizer bicha!) nos restaurantes do plástico. Eu também!!! lol
De vez em quando exceptuo: O Cruzeiro, em Algoz; o Retiro do Peixe Assado, em Portimão: and so on.
Beijinhos para ti!

 
At 3:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

madalena

Que gosto em saber de ti... :))
Eu ainda por aqui ando, apesar de gostar de Lisboa em Agosto. Pouco trânsito, restaurantes e cinemas vazios, lugares de parqueamento à discrição e menos gente nas ruas!
Só em Setembro irei de férias.
Desejo-te uma boa estadia por aí, diverte-te e aproveita bem o descanso.
Beijinho amigo

 
At 8:57 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Empregadas a lembrarem robalo ao sal? Sem trocadilho (ok, só um bocadinho), isso é que foi fominha negra! E eu a invejar-te os patéis de nata do Polana, chamuças do Piri-piri, caranguejo desfiado do Cardoso...Ahhhhhh. Já percebi, não houve África nossa para ninguém!
Beijinhos, regresso feliz!

 
At 7:46 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul

Custou, mas percebeste finalmente que só vou a Moçambique em Setembro
:))))
beijinhos

 
At 8:15 da tarde, Blogger Unknown disse...

Eu nasci em Quelimane e até hoje lembra das melhores chamuças da minha vida que foram feitos por Suliman..... Ultima vez em 1992 quando eu tive em Quelimane, meu pai mandava antes da nossa chegada matar um boy para mandar a carne para Suliman (agora os filhos). Se alguem da turma de Quelimane consegui a receita original, eu troca para receita do famoso 'Bife Meirelles". Quem não lembra desta delicia....
meu email: galaxybrasil@hotmail.com
Se não consegui, com absoluta certeza eu vou em 2008 para Quelimane só para comer CHAMUÇAS...... junto com muito Cerveja.... isso galera....
Fui...... e abração....
Andreas Muller

 

Enviar um comentário

<< Home