segunda-feira, julho 31, 2006

Bamako



Hotel Salam - Bamako
Face ao Rio Niger.

[1139]

Refugio-me aqui neste hotel do calor e da humidade de uma cidade estranha, onde as vivendas de luxo se misturam com cabras a pastar nas bermas das ruas de intenso trafego automovel, que conferem ao cenario uma policromia so possivel em Africa. Tanto as cabras como os carros. As ruas sao verdadeiros expositores de mercadoria à venda, desde latas de gasolina ateh cartoes de telemovel, passando por galinhas vivas e vestes arabes. Ha centenas de peças da idade do bronze que, segundo os residentes sao facilmente recolhidas com uma simples cavadela de enxada e que os tuaregues enviam para a capital, para serem compradas por estrangeiros avidos.

As mulheres sao muito bonitas, de corpos esculturais, acastanhadas e muito bem vestidas e quase todas maquilhadas. Sempre a sorrir, recebem-nos com simpatia e eficiencia. Os homens sao enormes, altos, possantes e corteses.

A cidade eh muito suja, muito confusa e muitas das fachadas velhas e surradas ah berma das ruas, onde comem galinhas e cabras, escondem esplendidos batiments de escritorios.

A presença arabe eh muito forte, apesar de, contrariamente ao que eu julgava, cerca de 50 por cento da populacao ser cristan.

Surpreendentemente, a economia assenta na agricultura, pesca (o enorme Rio Niger que dah nome a um outro pais) e ouro. O Mali eh ainda o primeito produtor africano de algodao. Razoes suficientes para que eu aqui fizesse uma visita. E quando eu pensava que ja conhecia Africa toda, eis que piso um pais pela primeira vez, um pais estranho, acolhedor, morno e indolente como o enorme rio que atravessa a capital Bamako. Pais que, dizem os entendidos, tem uma enorme riqueza historica, arqueologica e ainda um surpreendente sentido pelas artes. Uma verdadeira surpresa.

E agora vou-me embebedar de ar condicionado, espojado numa cama para quatro, no hotel que veem la em cima.

3 Comments:

At 9:21 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Riquezas culturais à parte, as lindas mulheres achocolatadas ajudam a tornar a paisagem mais interessante, verdade? Beijinhos, continua a descobrir e a partilhar, sim? Principalmente quando chegares aos pastéis de nata do Polana...

 
At 7:07 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Quando regressares, tens de fazer aquele mapa ... aposto que te vão dar uns pontos bónus, pela originalidade! ;)

Vai dando notícias!

Beijinhos,
Sinapse

 
At 8:50 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125 e Sinapse

Beijinho as duas, "quisto" tem sido tudo a correr:)

 

Enviar um comentário

<< Home