quinta-feira, julho 20, 2006

Guerra por procuração

10 Comments:

At 7:52 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Hummmm, não exageremos ... Israel é tudo menos inocente.
E também já contribuiu muito para a desestabilização no Médio Oriente (basta lembrar os acordos de Oslo) ...


Beijinhos, discordantes,
Sinapse

 
At 8:25 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

Lê lá o artigo todo. A inocência não, de todo, o mote do artigo. De qualquer maneira se fosse possível medirmos culpas...
Beijinhos "dequalquermaneireiros" :)

 
At 9:02 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Mas não perceberá o chamado conflito israelo-árabe quem não perceber que essa brutalidade sempre foi a condição de sobrevivência de Israel. Israel é uma espécie de palhaço pobre da cena política internacional, a quem toda a gente se sente autorizada a dar lições, por cima de reprimendas a pretexto dos seus presumíveis disparates ou injustiças.

É que não, de todo. A percepção que eu tenho, bastante diferente da de Luciano Amaral, é que Israel foi sendo sempre uma espécie de protégée da cena política internacional, a quem toda a gente se sente obrigada a perdoar irresponsabilidades a pretexto do holocausto.

Quem se queixa das acções "desproporcionadas" de Israel, e que será certamente simpatizante da chamada "causa palestiniana", talvez devesse então pedir aos representantes e apoiantes internacionais da dita que aceitem finalmente o direito de Israel a existir.
Eu não sou simpatizante da causa palestiniana, de todo - e muito menos da dos vizinhos árabes. Aliás, como já deves ter percebido nestes meses de convivência bloguística, eu não sou nada dada a causas nem tenho feitio para ser simpatizante de causa alguma. No entanto, impacienta-me a vitimização israelita - um Estado que foi plantado ali no meio pelas potências e super-potências do pós-Guerra e que depois foi usado, se serviu e se pôs ao serviço dos cinismos da Guerra Fria.

Sim, houve ataques dos países vizinhos - sim, a Guerra do Yom Kippur ficará gravada a sangue e fogo, para sempre, no imaginário dos israelitas.

Mas ... convém não esquecer o pré-Yom Kippur ...
The Yom Kippur War, Ramadan War or October War, also known as the 1973 Arab-Israeli War, was fought from October 6 to October 26, 1973, between Israel and a coalition of Arab nations led by Egypt and Syria. The war began on the day of Yom Kippur with a surprise joint attack by Egypt and Syria. They invaded the Sinai and Golan Heights, respectively, which had been captured by Israel in 1967 during the Six-Day War.


Estas vitórias [do Estado de Israel] não puderam obviamente ser obtidas sem uma certa brutalidade. - esta frase revolta-me as ideias. Não vou mais longe, fico já aqui.

Beijinhos, sempre, claro,
Sinapse

 
At 3:17 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapinha

Eu ando a correr, eu ando atrasado, eu ando afogueado de coisas para tratar e decidir. É uma fase :)))) Mas as pessoas de quem gosto merecem-me toda a consideração. Daí que tenho lido este post do João Miranda que, descontados alguns pormenores com que discordo, diz na essência o que eu gostaria de te dizer em resposta ao teu longo comentário, que agradeço. Também te cumprimento pela lucidez do comentário e pela sensibiliodade que revelas.
Desculpa eu fazer isto assim, mas estou mesmo sem tempo. Nem é bem o escrever, é mais o pensar. Estou a dias de viajar e tenho um milhão de coisas para tratar.
beijinhos apressados e amigos
:))

 
At 4:44 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Fico a meio caminho entre a Sinapse e ... Precisamos, talvez, todos, pensar mais, reflectir mais. Ou só tentar calçar os sapatinhos dos outros um pouquinho mais.
E essa trabalheira com a viagem é só porque não marcas tudo na net. Tens quem passe um almoço a aconselhar-te, mas és casmurro... beijos

 
At 11:35 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Obrigada, Espumante, pelas tuas palavras ... no meio de tanta correria e azáfama! :))

Segui o link e li o post - e identifico-me mais com o João Miranda do que com o Luciano Amaral.

De qualquer modo, ressalvo que não sou pró-israelita nem anti-israelita, nem pró-palestiniana nem nada ...

... sou apenas geminiana ;))) e tenho esta tendência para ver sempre as duas faces da moeda ... e para ser um bocadito advogada do diabo ...

...

Beijinhos sinápticos em tilt ... que isto foram dois ou três dias a postar e a comentar sobre coisas sérias ...
:))
Sinapse

 
At 11:37 da tarde, Blogger Sinapse disse...

... e quando é que vais viajar mesmo? e por quanto tempo? ...
... não te esqueças de dar-nos um pré-aviso, para nos irmos preparando psicologicamente para a tua ausência!!...



Bom fim-de-semana!
Sinapse

 
At 11:08 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul

Casmurro is my middle name :)))
beijinho e bom fds

 
At 11:10 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
vou a 29 e regresso a 5 de Agosto. 29 e 30 estou em Paris, se quiseres sente-te convidada para almoço a 30 (há comboios de Bruxelas) :)). Olha, traz a Carlota, por exemplo. Só tenho de ir para o aeroporto às 5.

 
At 1:56 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Oooohh, era uma óptima ideia! Mas vou para Pamplona na 5a e só regresso a BXL na 2a-feira ...

 

Enviar um comentário

<< Home