segunda-feira, julho 24, 2006

Falando de cornos nobres


[1128]

Ontem "aterrei" numa tourada na Póvoa de Varzim, transmitida pela RTP.

O linguajar do comentador, independentemente de assentar numa articulação sintáctica mais ou menos ininteligível para um cidadão que tenha tirado, pelo menos, o antigo 5º ano dos liceus, dispersa-se numa terminologia fascinante. São termos e expressões salpicados de nobreza misturada com o Divino e passando pela expressão pagã de superstições várias e uma irreprimível tendência para que tudo gire à volta de um par de cornos. Por cornos, ontem aprendi que um touro pode ter uma hasteação nobre, um touro pode ser cornalão, a postura de um touro pode ser cornalta e que a nobreza de um touro estava bem expressa na cornamenta. Um outro touro, ainda, porque tinha uma bossa elevada, era um touro com esqueleto.

Como nota final, acontece uma pega mal sucedida, o forcado é colhido e o primeiro-ajuda atira-se para cima dele (do forcado) para o proteger. Uma atitude nobre e bela que fica nas nossas memórias, não é como o futebol em que é tudo à canelada e a fingir que estão magoados. Disse ele, o comentador, enquanto, presumo, mentalmente se persignava, fazia figas e se extasiava com a nobreza do forcado, cara coberta de sangue quente e adocicado das inúmeras farpas que entretanto tinham rasgado o dorso do cornalto.

6 Comments:

At 8:21 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Um touro pode ser cornalão? Ahhhhh
Que desporto perigoso, ouvir touradas na tv!

 
At 8:27 da tarde, Blogger Carlota disse...

É muito nobre o mundo tauromáquico...
Eu dispenso-o de bom grado.
Beijola.

 
At 10:51 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul

Aparentemente pode... tanta coisa que não sabes :))
Beijinho

 
At 10:53 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

Nobre e exigente. Só a terminologia é mais difícil que uma pega de cernelha (tenho a certeza que sabes o que é)
:))
Beijola

 
At 11:15 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

cornos nobres?
...

 
At 6:44 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Vou passar o próximo fim-de-semana a Pamplona. Vou ver se consigo trazer-te algumas expressões e vocábulos tauromáquicos - vais ficar mais versado que esse nobre comentador! ;)


Beijinhos, nobres e divinos,
Sinapse

 

Enviar um comentário

<< Home