quinta-feira, maio 18, 2006

Protocolos



[1002]

Não consigo entender a relação entre a laicidade do Estado com a necessidade intestina que os nossos zelosos guardiães do progresso mostram de alterar o protocolo de Estado, retirando os lugares destinados ao Clero.

Eu não tenho dificuldade em compreender o simbolismo da coisa, mas acho a medida eivada de um profundo desrespeito pelas figuras da Igreja e pelos cidadãos que independentemente da bondade do fenómeno, continuam a rever-se numa sociedade cristã e católica. A menos que tenha soado a hora de iniciar um regime de esclarecimento do povo ignaro através de medidas de longo alcance come esta de retirar a cadeira ao Cardeal Patriarca.

Só não percebo é porque é que acabamos com o protocolo mas ainda benzemos auto-estradas, chafarizes, barragens, pontes, estações de metro e outras benfeitorias que, sem a bênção divina, nos servirão em pecado e, provavelmente em precárias condições de segurança, maugrado a aturada vigilância dos nosso diligentes especialistas e inspectores.

Esta de retirar a cadeira ao Patriarca é ridícula. E D. José Policarpo merecia mais respeito.

ADENDA:

Declaração de interesse (ainda gosto mais desta do que da "é assim"): Sou laico, republicano e só não sou socialista porque tive a sorte de viver de perto, durante uns anitos, as manhãs que cantavam muito mas era só no dia seguinte e não era para todos, além de que comecei a reparar que a pauta estava muito viciada. Mas estive quase... Tive, assim, a sorte de me curar antes da maleita. Portanto, estou à vontade para escrever o post que escrevi.

16 Comments:

At 9:27 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Também lhe tiraram a cadeira? Sabes que aqui no CSaúde levaram a minha e deram-me uma mais ranhosa. Tu não me digas...queres ver que???, é que eu não sou mesmo nada persecutória, mas isto de eu ficar sem cadeira...cheira-me que levaram a minha para lhe dar!

 
At 12:09 da tarde, Blogger Out of Time disse...

Questão pertinente..somos laicos para umas coisas, ensino e poder judicial por exemplo, mas teremos que dar privilegios á Igreja Católica para outras.
Entendo que somos maioritariamente católicos mas que eu saiba não consta da Constituição nem fazem parte do Conselho de Estado. A questão é quem é quem no Protocolo.

 
At 12:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Out of time

Ora aí está. O argumento da Constituição. Mas então a Constituição só serve para este exercíco de permanente catarse na descontrução dos valores tradiciopnais da nossa cultura, bons ou maus não é isso que vem para o caso? Eu limitei-me a verificar esta sanha politicamente correcta, a coisa não tem nada a ver com a Constituição, tem a ver com valores civilizacioais que os iluminados acham que devem corrigir. Porque se sentem, eles próprios, os iluminados, com envergadura moral para o fazer. Porque, que me conste, também não vem na Constituição que as autoestradas e chafarizes devam levar benzedura apropriada, não vá o diabo tecê-las. E a benzedura de imóveis continua a ser prática corrente e ninguém parece incomodado com isso.
É uma questão de atitude política -essa ,sim, irrita-me sobremaneira, para além do desprezo por uma figura que nos merece o maior respeito como seja o Cardeal Patriarca, pelo menos este Cardeal Patriarca.
Um abraço

Nota de declaração de ibnteresse, comose diz agora

Não vou à missa, não sou crente e sim, achpo que a Igreja é resçponsável por muito do nosso atávico espírito, mas também não sou idiota para embarcar neste furor de destruição de valores que são caros às pessoas.

 
At 4:59 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125azul

É imperdoável que haja uma cadeira ranhosa no Serviço Nacional de Saúde, Já não há vasoconstritores nasais?
:))
Beijinho

 
At 5:01 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO
Não te entendo bem...
O nosso estado É laico!... mas ser laico não tem necessariamente que significar desrespeito pela cultura dos povos. Por má que essa cultura seja...
E foi isso que pretendi dizer no post!

 
At 5:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

planaltobie

É curiosa a coincidência de hoje ter "descoberto" o "planaltodoBié"... e deliciei-me a ler palavras familiares como Chinguar e Hotel Girão... Nova Sintra e Andulo...
É que eu poderia acrescentar o "Miguel o pobre trabalhador", a Chicava, a Bela Vista, Vila Nova, o Sanguengue, Camacupa, Silva Porto-Gare, o Huambo(descobri hoje uma fabulosa colecção de fotos do Huambo actual e arrepiei-me ver fotos do Hotel África, do Haiti, do Himalaia, do Largo Heróis de Mucaba, etc...
Tenho de ir ao seu blog com mais vagar :))
Um abraço e obrigado pela avisita.

 
At 5:41 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Já agora, arranja-se um Ministério da Fé, para a Santa Sé?
Sua Santidade delegaria competências ou viria exercer em part-time?
Por amor de Deus, e com todo o respeito pela fé de cada um (que não está em causa): deixem o Estado ser laico e a Igreja ser crente.
Cada macaco no seu galho.

 
At 7:46 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Assobio

Não vejo onde estejamos em desacordo. E afianço-lhe que digo isto sem assobiar para o lado e, muito menos, rebeldia!
Obrigado pela visita
:)

 
At 9:24 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Aplaudo o assobio: Cada macaco no seu galho.

 
At 10:13 da tarde, Blogger Out of Time disse...

A constituição tanto quanto sei foi feita por Portugueses eleitos por outros Portugueses. Se acham que os deputados eleitos são uns "iluminados" e não são representativos não votassem nesses. Tanto quanto me lembro a revisão da Constituição foi antes da maioria do PS na Assembleia.
Se preferimos os valores "civilizacionais" então vamos esquecer a constituição e fiquemos todos Talibans, adoptemos a Biblia como livro fundamental.

 
At 7:45 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO
A assobio não é "o" é "a".
Beijinho
:)

 
At 7:46 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

out of time
Eu não consigo descotinar onde é que estamos em desacordo...
provavelmente expressei-me mal no post!

 
At 9:03 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Emendo já: 'a assobio'.

Oh, Espumante, tu não estarás a fazer konfusão?... é que eu saiba, os dos amanhãs que cantam são os k'munistas... - um beijo, bom passeio até Coimbra e com melhor almoço na Mealhada (lá vai porkinho bem regadinho), IO.

 
At 9:10 da manhã, Blogger Out of Time disse...

Bem..bem ..estava a ver que tinha que me chatear....hehehe

 
At 2:44 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO
"isto" levava duas horas...
Pode ser que calhe um dia, que eu hoje estou um bocadinho a correr :)

 
At 2:45 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

out of time
Como vê, gente mais cordata não há

 

Enviar um comentário

<< Home