terça-feira, abril 25, 2006

32 anos


[939] (Actualizado)

Portugal, país de grandes causas, de superiores desígnios nacionais e impolutas missões, desiderato muito corrente em países subdesenvolvidos e normalmente traduzido no número de praças, ruas, avenidas e pontes baptizadas com datas, sofria desde há dias de uma inquieta interrogação. Levaria Cavaco Silva um cravo na lapela *, ou não (aliás Telmo Correia do CDS acabou "agorinha" mesmo de fazer alusão aos que usam lapelas floridas ou não…)?

Eu ainda não percebi porque é que uma data com evidente significado como o 25 de Abril e com tudo o que de bom e de mau nele se encerra se tem de tornar numa cerimónia que é uma autêntica sessão da Assembleia da República com os ataques e guerrilhas do costume que poderiam muito bem ficar guardados para o funcionamento normal da Assembleia. Ainda não percebi também porque é que duas datas tão ou mais importantes que o 25 de Abril, nomeadamente o 1º de Dezembro ou o 5 de Outubro, se resumem a duas manifestações pífias e quase mandatórias, tipo "para não parecer mal", e o 25 de Abril se mantenha, mesmo 32 anos depois, um desfile de personalidades que todos os anos tira um cravo do guarda-vestidos e vai ali repetir à exaustão aquilo que estamos cansados (é o termo) de saber.

É este nosso feitiozinho de gesta heróica (se, à altura, existissem empresas de sondagens seria interessante saber quantos portugueses não acreditavam no gigante Adamastor…) que faz com que estas sessões da AR se tornem num exemplo vivo daquilo que somos. Pífios e com uma necessidade intestina de protagonismo e de uma datazinha de estimação. De gritar "Chelsea de Mourinho", "astronauta lusófono" e andarmos há 32 anos a gritar (para nós próprios, porque já ninguém nos ouve) que derrotámos o fascismo e que patatipatatá, quando tudo se resume a uma incidência histórica para a qual um punhado de gente boa contribuiu dando-nos a inestimável liberdade de que desfrutamos e um punhado de gente má quase nos ia afogando noutra ditadura execrável. E eles ainda andam por aí. Os bons e os maus. Temos de cuidar duns e ter cuidado com os outros.

* Não levou...

NOTA: A AR está lindíssima. De ano para ano melhoramos o arranjo floral da sala de sessões. Este ano, o arranjo está lindíssimo, os verdes das ramagens e o vermelho dos cravos são um contraste que comove e que provam que temos decoradores exímios.

E agora que já falaram a Heloísa, o… não conheço, do Bloco e o Telmo Correia, vou ouvir o resto dos discursos. E esperar que num futuro não muito distante alguém tenha o bom senso de reduzir a cerimónia a uma desejável expressão de civismo e de regozijo pelo estabelecimento da liberdade, da democracia e da via para o modernismo e desenvolvimento e restabelecimento da ordem sobre os amanhãs que se fartaram de cantar na altura e de que ainda hoje se ouvem por aí uns atávicos trinados
.


ADENDA: O Presidente da República fez um notável discurso. Sóbrio e, sobretudo, essencial. Conseguiu transmitir exactamente aquilo que eu esperaria que alguém transmitisse. Acabar com os choradinhos do costume de base idelógica, colocando à frente deles um verdadeiro sentido de justiça social, baseada naquilo que me parece ser a única via para o efeito. O progresso e o desenvolvimento e o ajuste de mentalidades a esta realidade, mandando para o sótão as velharias que a uns (a minha geração) norteavam os tempos de faculdade e a outros (a geração dos meus filhos) se impõe como uma herança provinda de uma genética política claramente ultrapassada e, mais grave, perniciosa, do ponto de vista da justiça e inclusão sociais.

8 Comments:

At 1:24 da tarde, Blogger Carlota disse...

Olha, gostei muito de ler o que escreveste.
Não percebo como é que não exiges que te paguem por escreveres assim. E isto enquanto há outros(as) que são pagos para escrever tãaao mal. :)
A discussão sobre se o PR levaria ou não um cravo na lapela evidencia o estado em que se encontra este país (ups, lá estou eu a escorregar do pé p'ró chinelo ou pr'ó pé da chinela, ou lá como isso se diz!).
Finalizo transmitindo-te o facto de que te admiro por teres pachorra de estar a ouvir os discursos na AR. Eu era incapaz de passar por semelhante tortura.
Ah! E uma nota especial vai para a tua apreciação do arranjo de flores. Muito bem apanhado, sim senhor!
Beijola.

 
At 2:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
Quando esboço e alinhavo um par de linhas a sério, pouca, muito pouca gente me comenta. Nem que fosse para discordar... :))) Tu és uma das poucas excepções.
Obrigado. Fico vaidoso com a franqueza dos teus elogios.
Beijolas

 
At 6:18 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Não é por estar em BXL, mas sim por ser Sinapse sempre meia alheada ... passam-me mais ou menos desapercebidas essas 'comemorações do 25 de Abril'.

'Tava-se mesmo a ver que este ano (o ano da minha estreia na blogosfera) ia ser diferente - cada blog que abro, cada click para trás e para a frente ... pimbas, 25 de Abril!

Gostei de ler este teu discorrer - very refreshing! (gosto mt desta expressão, não vou justificar doutra forma!...) :)


p.s. - e olha, assim de repente, senti-me tentada a mandar um post sobre o 25 de Abril! Claro que seria um post a la Postais de BXL ... ou seja, light, ultra light!

 
At 10:43 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Espumante
Quando se escreve tão bem como tu o fazes, não é fácil comentar. Lê-se, gosta-se, saboreia-se, lê-se outra vez e já está! Só alguém que escreva também muito bem, como é o caso da Carlota, é que poderá fazê-lo. E, para além disto, disseste tudo. Comentar para dizer o quê? Que no arranjo floral havia uns amarelos, poucos. Seriam cravos também? Teria algum significado? Que o ... (que não conheces) era o Dr. Abílio Fernandes.
Não preciso de dizer mais nada, pois não?
Beijinhos

 
At 8:03 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
Vais ver que um dia me embalam num saquinho de plástico e me põem num avião como refreshner... :))))
Beijinho para ti e obrigado pelas tuas palavras

 
At 8:04 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Laura Lara

Lá vou eu trabalhar todo vaidoso com as tuas palavras... :)))
beijinho e obrigado pelo que dizes e pela frequência dos teus comentários

 
At 9:24 da tarde, Blogger crack disse...

Concordando com tudo o que escreve sobre o discurso do Presidente, também o felicido pela qualidade do seu post. Nada que seja estranho neste blog, sempre uma referência.

 
At 7:35 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

crack
Muito obrigado pelas suas palavras. Dão-me muita satisfação. Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home