sexta-feira, março 03, 2006

Complicar



[832]

A nossa tendência para complicar é uma patologia fatalista a que poucos de nós logramos fugir. Pouco há que consigamos reduzir à expressão simples daquilo que, simplesmente, é. Temos de enredar, embrulhar, agitar, equacionar, teorizar, considerar e, frequentemente, piorar. Em linguagem chã, sempre que queremos saber quantas vacas tem uma manada, há que contar as patas e dividir por quatro. Não esquecendo manter em aberto uma incógnita de segundo grau para o caso de alguma ser maneta.

Daí que eu não resista a usar esta deliciosa história que recebi por e-mail de uma habitual comentadora do meu blogue. É capaz de ter barbas para alguns, a história, não a comentadora que é mocinha atilada, bonita e sem buço (eu próprio já conhecia a história), mas haverá muita gente que a não conhece. Vejamos então:

Sherlock Holmes e Dr.Watson vão acampar.Montam a tenda e depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho,deitam-se para dormir.Algumas horas depois, Holmes acorda e diz para o seu fiel amigo:
- Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.

Watson responde:
- Vejo milhares e milhares de estrelas ...

Holmes, então, pergunta:
- E o que é que isso significa?

Watson pondera por um minuto, depois enumera:
1. Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias e potencialmente, biliões de planetas.
2. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia desorte.
3. Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 03h15min pela altura em que se encontra a Estrela Polar.
4. Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos e insignificantes.
5. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia.Correcto?

Holmes fica um minuto em silêncio e diz:
- Watson, seu idiota! Significa, apenas, que alguém nos roubou a tenda !!!

Moral da história: A vida é simples, nós é que a complicamos.

4 Comments:

At 7:40 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Ainda estou a rir!
Beijinhos

 
At 8:27 da tarde, Blogger Madalena disse...

Elementar, meu caro Espumante!
Estamos tão habituados a complicar que nem acreditamos nas coisas simples.
Simples que nem beijinhos como os que atiramos por aqui!!!!!
Aí vai um, com um voto agarrado: Bom Fim de Semana!

 
At 12:28 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Laura Lara

Rir faz bem- É bom rir...
:))
beijos

 
At 12:29 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Eu diria mais; Elementar meu caro e idiota Watson :))
Ainda bem que achaste graça
beijinho e bom fds

 

Enviar um comentário

<< Home