Preconceito
[763]
O anúncio e apresentação do filme "Brokeback Mountain" está directamente associado ao gradativo e persistente aumento de frequência com que diariamente oiço o vocábulo preconceito, de há uns dias a esta parte.
Será que tudo entre nós tem de ser assim? Eu, que me considero até razoavelmente imune a preconceitos, começo a experimentar uma irritante resistência passiva em me dirigir a uma sala de cinema para ver o filme. Até porque, meditando um bocadinho, a manobra de contextualizar a história em coldres e chapéus de aba, a existir, parece-me demasiado oportunista. Ou será, já, preconceito meu?
O anúncio e apresentação do filme "Brokeback Mountain" está directamente associado ao gradativo e persistente aumento de frequência com que diariamente oiço o vocábulo preconceito, de há uns dias a esta parte.
Será que tudo entre nós tem de ser assim? Eu, que me considero até razoavelmente imune a preconceitos, começo a experimentar uma irritante resistência passiva em me dirigir a uma sala de cinema para ver o filme. Até porque, meditando um bocadinho, a manobra de contextualizar a história em coldres e chapéus de aba, a existir, parece-me demasiado oportunista. Ou será, já, preconceito meu?
8 Comments:
Preconceitos à parte, estou tão cansada de ouvir falar no filme (sim, porque todos tem de mostrar serem politicamente correctos e sem preconceitos de monta e toca de falar no filme) em tudo quanto á jornal e revista, que NÃO VOU mesmo vê-lo. Ao contrário de ti, que ainda te mostras hesitante, por mim já está decidido.
Mas fica a pergunta - que filme me sugeririas?:)
E já agora mais um comment: não sou tua leitora trimestral mas sim semanal, e fiel, LOL
Bjs amigos
Nada como um homem começar bem o dia sabendo que tem uma mulher fiel semanalmente... herrmmmm... como é mesmo? semanalmente fiel... fiel todas as semanas,,, hummmm não está a bater lá muito bem, o que quero dizer... é que quando se fala de mulheres, fieldades e prazos as coisas são sempre fluidas :)))) mas, depreendo que me lês todas as semanas e não trimestralmente, como eu entendi e isso tra-me uma satisfação que procurarei educar no sentido de semanalmente se manifestar. Por outras palavras... uma vez por semana, VIVA que a Odala está a ler-me :)
E eu diria que não é mau de todo. para quem se conhece há... hummm. deixa cá ver.... hummm.... a ver se não digo asneira, senão passas a ler-me semestralmente... 8 anos, não é? pois, para quem se conhece há oito anos, um ritmo semanal de atenção (mesmo que de leitura se trate) é uma estimável prova não só de lealdade como de interesse renovado. Pelo menos, renovado uma vez por semana.
Desculpa a brejeirice, mas não resisti à paródia do "semanal" :))
um grande beijinho para ti.
Ahhhh, o filme. Eu vou ver claro, porque vejo tudo, porque tenho a mania de querer ver tudo e porque não gosto de ser apanhado desprevenido. Independentemente de concordar com cada vírgula do que escreves no comentário. E acredita que... humm.... não estava a contar com o comentário que fizeste. Se bem te conheço... mas é capaz de ser preconceito meu
:)
beijos
Desde o post 759 que eu sei nada do que estás a falar! Que horror sou tão ignorante e foste tu, espumante, que mo fizeste perceber.
Devo-te odiar por isso?
Xana
Eu explico-te:
Post 759 - Trata dos Óscares que são uma coisa assim a modos que uma estatueta de homem que se chama Óscar por razões que não te explico para não me ficares a odiar ainda mais, mas que tenho a certeza que a tua mãe te pode ensinar. Vai daí se clicares na palavra nomeações aparece-te uma lista dos filmes e actores oscarizáveis (tás a ver... óscar, oscarizável, "vel", sufixo de condição de, esta aprendi nas palavras cruzadas).
Post 760 - Tem a ver com a modos que ando sem paciência e vai daí escrevi sem dizer nada, aliás digo isso exactamente no fim do post. Pelo meio meti uma praga do algodoeiro, nome científico, castanheiros do norte de Portugal e tomates alentejanos. Esta dos tomates alentejanos foi só para dar cor à coisa, salvo seja, e não é uma rubra solanácea (os tomates são solanáceos...)que te vai fazer pensar que não sabes do que estou a falar. Tenho a certeza que sabes o que são tomates e tenho a certeza que sabes onde fica o Alentejo... que é assim uma coisa parecida com a Figueira, mas mais e sul e completamente diferente...
Post 761 - é só para dizer que dantes falava de cajueiros e agora falo de tomateiros, com franqueza não é muito difícil de perceber. Nas entrelinhas percebe-se que estive em África, mas acho que isso deves ter percebido.
Post 762 - É um post mimalho. A tua mãe afagou-me o ego e, de caminho, disse que gostava muito de ler qualquer coisa sobre lagartas. Ainda pensei escrever sobre Caterpillars, mas depois achei que ela se referia a lagartas a sério e vai daí... prontes, escrevi mesmo sobre umas lagartas vorazes que "comem tudo e não deixam nada", enfeitei a coisa com nomes científicos, dei uma de engenheiro e compuz o ramalhete com um tique poético (acácias rubras, e tal) que vai bem com o sentido do post e as pessoas que conhecem África gostam muito. Madalena, Laura Lara e assim, estás a ver?
Post 763 - Está implícito, óbvio e inerente. Se leres o post com mais atenção percebes o que quero dizer. Sem preconceito de espécie alguma. Vá, faz lá uma forcinha que percebes...
espero que tenhas agora percebido tudo, eu só quero mesmo é a tua felicidade e não quero agora que vás para a cama a magicar, a magicar, a magicar, eu sou ignorante, sou ignorante, sou ignorante, vai daí ainda fazes um verso, qualuer coisa como
Vou para a cama a magicar
De como sou ignorante.
E quem haverei de culpar?
O espumante, o espumante, o espumante!
Foi um belo momento de poesia, ou não?
:))
Beijinho para ti
Prontes e agora provou-me que uns nasceram pa escrever e outros ... não :(
Xana
E tu provaste-me que a última palavra tem que ser sempre tua :))
florzinhanina
Já visitei o seu blog, um bocadinho à pressa. É não desistir e vai ver que em pouco tempo já não passará sem ele.
felicidades para si e para o "Sapos"
Enviar um comentário
<< Home