quarta-feira, julho 27, 2005

"Ferohormonas"


Processionaria (estado adulto)

[491] - Há um insecticida biológico (há muito poucos…) que se chama Dipel, nome comercial de um pó molhável com 3,2 % de Baccillus thuringiensis, estirpe Kurstaki (serotipo 3A e 3B) que mata a Processionaria.

A Processionaria (Traumatocampa pityocampa-Lepidoptera Thaumetopoeidae) é uma praga dos pinheiros e pode causar, também, danos em humanos, como alergias, por exemplo.

Este produto biológico precisa de 100 horas (mais de quatro dias) para matar as larvas da Processionaria. Actua por ingestão e a larva, depois de o ingerir, deixa de comer ao fim de duas horas. Nas vinte e duas horas seguintes ocorre uma total desorganização das paredes intestinais por acção das toxinas. Nas vinte e quatro horas seguintes, os esporos entram na hemolinfa (fluido corporal) da larva e germinam, causando uma infecção aguda. No período restante e até 100 horas após a ingestão e de sofrimento, a larva morre de septicemia. Podre.

Outra forma de combater a Processionaria é espalhar armadilhas pelo pinhal, contendo feromonas. Os machos não resistem, vão ao cheiro da fêmea (até os "Processionarios" não resistem ao cheio de uma burra de saias…), entram na armadilha e são apanhados, presos, torturados e condenados à morte.

Isto a propósito de uma acção no pinhal de Monsanto, com honras de transmissão televisiva, onde um técnico achou que as feromonas são "ferhormonas" (FE-RO-MO-NAS senhor engenheiro…) e que o facto da CML estar a usar insecticidas biológicos devia ser referido com aquele ar politicamente correcto que nos é peculiar e nos fica tão bem.


Além de que aquela pequena descrição que fiz da forma e do tempo de morte da praga me fez carrilar para lucubrações cruéis sobre a eventual pulverização de algumas figuras políticas da nossa praça com o tal insecticida biológico.

Sobretudo porque para muitas delas, nem as armadilhas com feromonas produziriam qualquer efeito…

3 Comments:

At 8:33 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Bem gostava de saber comentar, mas é demasiado difícil para a minha capacidade. Resta-me apenas perguntar se, para os políticos, não basta o DDT, muito menos sofisticado. DDT utilizado com aquelas antigas latas, com um êmbolo que se comprimia, em vai-vem, para matar baratas... É bem capaz de o DDT já estar banido... Mais valia não ter comentado e não tinha saído tanta asneira. Mas já que escrevi - login and publish...
Beijinhos

 
At 9:19 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

O DDT (Diclorodifeniltricloroetano - puxa, hoje estou a dar uma de competente...) :)) está realmente proibido, pelo que fizeste muito bem em comentar que não disseste asneira nenhuma. Quanto às baratas, há abundante escolha no mercado, mas nenhum dos produtos disponíveis causa agonia tão prolongada como o tal insecticida "biológico" que referi. A maior parte dos produtos de síntese usados contra baratas mata-as quase instantaneamente.
Beijinho :)

 
At 4:31 da tarde, Blogger António Torres disse...

eheheheheh
Boa!!!

 

Enviar um comentário

<< Home