sábado, junho 04, 2005

Saudosismozinho...nada de grave!

[407] - É fácil, não é lá muito barato, mas dá milhões em «joie de vivre».

É assim:

Se vives aqui tens de apanhar a TAP para Maputo, 11 horas sem fumar, duas refeições de plástico e três filmes. Se já lá estás, basta apanhar uma avionete em Mavalane, duas horas de vôo e aterrar aqui:




Esta pequena ilha, sensivelmente do tamanho do Parque das Nações, tem uma pista devidamente asfaltada onde aterramos, saltamos do avião, andamos trinta passos ao lado de um recepcionista simpático e feliz por ter nascido e entramos aqui:



Depois... jantamos aqui:



No dia seguinte, andamos por aqui:



À noite, é assim (ao fundo, mesmo na direcção do sol, a vila de Vilanculos):



antes de jantarmos aqui:



Nota: O jantar tem SEMPRE lagosta. Suada, Thermidor, grelhada ou a fabulosa sopa de lagosta. Depois há mais uns quantos pratos onde, curiosamente, estão presentes muitas iguarias portuguesas, desde o pastelinho de bacalhau, ao petisco de polvo em vinagrete, passando por enchidos e pataniscas!... Um simpático casal Neo-Zelandês consegue este verdadeiro prodígio, com abastecimentos aéreos quer de Maputo, quer a partir de Harare.

A atmosfera é do tipo de meia hora depois acharmos que andámos com todos os hóspedes na escola primária, há equipamento de mergulho, pesca e fotografia disponível para alugar e ninguém fala do défice.

Hoje lembrei-me desta ilha, a segunda maior do arquipélago de Bazaruto, apesar da sua pequenez. Chama-se Benguera, Benguero, Benguela ou Benguelo, não há consenso. Os sul-africanos dizem Benguerra, o que me parece uma clara corruptela de Bengwela ou Bengwera, mas todos sabemos que a língua inglesa é preguiçosa. Ainda há muito pouco tempo lá estive e estou aqui a pensar porque é que temos de ir pendurar flores ao pescoço e beber pinacoladas para destinos a abarrotar de gente e a ter de pedir tudo em espanhol, esperar pela reparação das avarias do avião da «Yes», quando temos maravilhas destas à nossa espera, quase ao mesmo preço e onde, ainda por cima, nos dão as boas vindas em português e podemos pedir uma saladinha de polvo ou um pastelinho de bacalhau.

E por falar em praias... vou ali a Carcavelos. A caminho de Lisboa, claro, que a A5 continua em obras.

Bom fim de semana para todos.

13 Comments:

At 12:09 da tarde, Blogger Madalena disse...

Não me faças chorar... Afinal existe um paraíso! Hoje parece que tenho uma cimenteira cá dentro a partir-se...
Beijinhos

 
At 1:42 da tarde, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

Porra! Porque não me sai o Euromilhões??? Quais são, afinal, os números certos? E porque os mudam todas as semanas? Eu quero ira prá'li...dois meses! ( e duas dezenas de livros, mais o Bach, Beethoven Mahler, Dvorák, Chopin). Eu quero! Ohhh Euromilhões, ouviste?? (ouve-se daqui o eco...devo estar a falar para um túnel sem fim...vazio...ninguém à escuta do que acabei de reclamar, caraças!). Eu quero...eu...

 
At 8:50 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Que rica viagem virtual... faz crescer água na boca! Não conheço o Bazaruto, mas recordo a bela praia do Xai-xai. Será que ainda existe o seu belo hotel nas areias do Índico?
Tá-tá e beijinhos

 
At 11:38 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Xiiiiiiiiiiiiii!!! - palavras para quê?....... it's paradise!!
(agora, essa de 'terminar' na praia de ccvs!?... oh espumante!) - obrigada pelo 'post', beijo, IO.

 
At 9:59 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena
São posts destes que poderiam espicaçar-te a dar um pulinho ao paralelo 27 :))
Beijos

 
At 10:00 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

abf
Olhe, esta semana ainda não foi. pelo menos a mim :) É uma questão de persistir. Um dia será
Bom fds
:)

 
At 10:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Incompetente
Bora lá nessa :)Bom fds para ti também

 
At 10:06 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Laura Lara
Depois de se ir ao Bazaruto não há mais praias para ver :)))
Quanto ao Xai-Xai; : O Hotel do Chongoene lá está, enorme e fantasmagórico porque está fechado. Acho que um empresário de camionagem quria pegar naquilo mas não sei como é que o assunto está. No Xai-Xai mantém-se o hotel da prais, mesmo em frente àquela barreira de rochas está aberto. Mas não sei se está em boas condições. Do que sei é de um novo complexo turístico mesmo na praia, investimento sul-africano, tipo bungalows, que me parece estar bom e com muita afluência. Mas nunca lá fui nas minhas aparições fugazes. Eu agora... é mais bolos. No Polana, com cafézinho expresso e sempre a correr...
:)

 
At 10:09 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO
Ó minha amiga... mas tu estás a verme a ir a Carcavelos?????
:)
Passo é lá todos os dias, a caminho do trabalho. É que a A5 está em obras há um ano, na mais perfeita e lusa balbúrdia que possas imaginar. E ainda pagas por cima. Daí que eu tenha adoptado o percurso da marginal que é um trajecto agradável e sem grandes paragens de trânsito.
Bom FDS para ti e beijinhos

 
At 6:43 da manhã, Blogger lilla mig disse...

UAUUUUU!!!! Eu vou já!!! :)

 
At 6:57 da manhã, Blogger Pitucha disse...

Saudades do Bazaruto; mas, sobretudo da praia do Wimbe em Pemba.
Sobretudo quando os termómetros bruxelenses encravam nos 13°C!
Beijos

 
At 1:57 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

lilla mig
Boa viagem :))) Guarda lá uma lagostinha...

 
At 1:59 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Pitucha

Saudade mata, Pitucha. :))
Por acaso tenho por aí uma foto do novo motel (2 anos) da praia de Pemba. Agora estou com pressa mas logo ou isso (talvez mais "isso" que logo à noite) eu ponho a foto no blog.
Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home