quarta-feira, janeiro 05, 2005

Pluralismo Cultural



CANTINFLAS, by João César Monteiro

Estava a ver o “Quem quer ser milionário”, género com um olho no burro e outro no cigano, sendo que o cigano era claramente o computador, quando deparo com a seguinte questão posta a um homem de cerca de 30 anos, sociólogo e que consistia no seguinte:

- Que personagem foi imortalizada pelo cineasta português João César Monteiro? João de Deus, Cantinflas, Zeca Diabo ou o Pai Tirano?

O concorrente pensou, pensou, disse que estava inclinado para... Cantinflas... na dúvida, pediu a ajuda do público. Irritado com a ignorância do sociólogo (quanto mais não fosse por exclusão de partes), assisti à seguinte votação do ilustre público presente:

- 44% achava que foi João de Deus
- 38%... segurem-se...Cantinflas
- 10% achou que foi o Pai Tiramo
- 8% votou no Zeca Diabo

Ora aqui está um exemplo vivo de pluralismo cultural!

Posto isto, vou-me deitar. A minha cama não é Queen Anne que, como todos sabem foi rainha da Prússia, filha de Teresa de Áustria que mandou construir o Coliseu de Roma em Milão, mas é de cerejeira que, como sabem, é aquela fábrica lá para o norte que faz umas mobílias porreiras e que se vendem ali no Centro Comercial do Parque das Nações para onde, se não souberem o caminho, basta seguir as tabuletas que dizem Expo 98, que foi uma exposição que serviu para inaugurar a ponte Vasco da Gama que , como todos sabemos, foi ajudante de campo de Pigafetta na viagem de circum-navegação, antes de ele próprio ter dobrado o Cabo Bojador, direitos que mais tarde negociou com Diogo Cão, nos idos do século XIX, pouco depois de Flemming ter descoberto a vacina da raiva e pouco antes de Pasteur descobrir a penicilina...

8 Comments:

At 12:33 da manhã, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

Eh lá....! Vocês voltou, em forma! 'Tava' a ver esse regresso seu difícil!
Já íamos (eu e outros, seus frequentadores) ficando desalentados. :)))
Viva o Cantiflas. Português, não? De Alfama, ou quê?

 
At 8:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ocidental

O nosso Cantinflas é de Melgaço, de Olhão, do Gerês e Vila Verde, Lisboa, Beja, Santarem, Porto, etc., etc. :))

 
At 11:46 da tarde, Blogger Madalena disse...

Ninguém percebe nada disto. O Cantinflas é de Moçambique. Foi lá que eu o conheci, no Scala ou no Manuel Rodrigues. Era um tipo bom e muito romântico, mas sobretudo tinha o melhor sentido de justiça que eu até hoje encontrei num ser humano...
Beijinhos com ternura cantifliniana

 
At 10:09 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Desculpa lá mas quem não percebe nada dito és tu... Cantinflas andou por Moçambique, mas nascer, nascer, foi no Burundi, mesmo pertinho da fronteira da Namaacha. Numa clínica mesmo à beira do Limpopo, rio qwue, como deves saber, está infestado de crocodilos e outros mamíferos que respiram por guelras...

 
At 10:12 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Maalena

Já agora e só a título de curiosidade, a clínica onde ele nasceu já não existe, agora é uma machamba de batata-doce e outras papilionáceas :)))))

 
At 1:18 da tarde, Blogger Passada disse...

E o Led Zapelin será que é Cubano? :)

 
At 3:51 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

mmicr

Não, esse é esquimó, lá para os lados da Nova Zelãndia...
:)

 
At 1:26 da manhã, Blogger Madalena disse...

Como exercício eatá bem giro. Subverte-se tanto a geografia que daqui a nada estou com a passada na Ponta do Ouro, que é ali mesmo perto de Lagos, a caminho de Vigo.
E não me peçam muito de geografia pois aí eu sou capaz de fazer uma péssima figura no concurso...

 

Enviar um comentário

<< Home