segunda-feira, abril 25, 2011

«Diz Otelo...»








[4138]


De há uns dias para cá que uma frase torturante me martela as meninges. «Diz Otelo». Por qualquer razão que me escapa (tanta coisa me escapa ainda neste país estranho...) as televisões e rádios decidiram oferecer-nos doses maciças de Otelo, sem grandes variantes e, diga-se, sem expressivo conteúdo. Mas a verdade é que Otelo aparece a cada instante a perorar sobre o 25 de Abril, que se arrependeu de ter feito o 25 de Abril, que não se arrependeu nada, as pessoas é que o entendem mal, como quando ele disse que nos metia a todos no Campo Pequeno, mas estava descansado, porque o povo o compreende. Otelo prossegue em regime de sessões contínuas, tipo Olímpia dos anos 74, malbaratando a língua (o homem não sabe falar, pronuncia umas sentenças mais ou menos ininteligíveis, por entre uns «pás», não consegue estabelecer um concordância mínima entre tempos de verbos e género, solta «soundbytes» (é assim que se diz, não é?) que ele julga a propósito e que vão render imenso e não tem capacidade para deixar uma linha, por mínima que seja, de percepção eficaz, pelo menos de que sabia razoavelmente o que andava a fazer na revolução. E tudo isto antecedido pelos «diz Otelo» dos repórteres. E ele diz...


Acresce a tudo isto que este homem é consabidamente um criminoso de delito comum, julgado e condenado, que a misteriosa e incompreensível indulgência de Mário Soares resolveu colocar num off-shore de justiça. Uma indulgência cuja essência eu nunca entendi muito bem mas também, quem me manda a mim tentar entender coisas que neste país não são para entender mas apenas porque sim?


Mas permanece esta angústia. O que terá levado a comunicação social a ter desenterrado este homem para nos seringar diariamente com postulados inenarráveis sobre o 25 de Abril, num português ininteligível e com uma expressão facial de quem nos está a chamar idiotas? Terá sido o espírito da ressurreição da Páscoa?


Nota: Ainda hoje há gente proibida de regressar a Portugal (há, que eu sei e eu vi) por estar envolvida em crimes de sangue, actuando pelas FP-25, sob o comando de Otelo. De um modo geral dizem ter actuado a mando de Otelo, nas prisões discricionárias, torturas e assassinatos. Mário Soares esqueceu-se deles.


.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

At 4:18 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Penso não estar enganada dizendo que ele está todo o ano desaparecido só se lembram dele nos 25 de Abril!

Há um video no youtube em que perguntam a uns jovens (e não só) quem é Otelo e a resposta é:
" Ó Telo, Ó Telo....um hotel de luxo????" :)

 

Enviar um comentário

<< Home