domingo, agosto 19, 2007

Ortodoxias


Uma garupa totalmente ao arrepio dos parâmetros ortodoxos, algures numa rua que podia ser da Figueira mas, por acaso, não é.

[1957]

Num zapping ocioso de quem acabou de chegar a casa e ainda não decidiu bem o que vai fazer, esbarrei na corrida da RDP na praça da Figueira da Foz (Coliseu da Figueira?). E ouvi (há dois minutos) esta pérola, que me faz convencer cada vez mais que ninguém fala como nós. O cavaleiro acabou de espetar um ferro e o comentador diz, naquela voz arrastada e de quem parece que tem um terço na mão, que só os críticos tauromáquicos conseguem fazer:

- Este ferro foi um pouco à garupa (pausa) fora dos parâmetros ortodoxos deste terceiro touro. Parece-me que esta actuação de Tito Semedo foi um pouco mais a menos.

Juro. Eu seja ceguinho se não foi isto que acabei de ouvir. Na ortodoxia da minha sala e nos parâmetros que o televisor me garante. E uns minutos depois, após a pega:

- O touro teve uma investida correctiva, o forcado fincou-se à cara do touro e a pega foi feita à primeira tentativa.

Ámen
Adenda: A corrida ainda está a dar. Ouvi agora mesmo dizer que o toureiro prendeu-se à pirueta. Mas não consegui perceber o resto...



.

Etiquetas: ,

3 Comments:

At 8:48 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Foi de arrancar as bandarilhas lol

 
At 8:44 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

A tauromaquia tem uma linguagem muito própria que nem todos entendem nem apreciam. Mas tem a sua beleza própria.

 
At 7:15 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

joãosemserdogrão
Pode ser própria mas poderia ser, pelo menos inteligível...
:)

 

Enviar um comentário

<< Home