segunda-feira, dezembro 04, 2006

Um coelacanth socialista?


[1398]

Acho a opinião de Rui Carmo do
Insurgente algo redutora quando ele afirma que o paraíso socialista é a causa próxima da tragédia do Zimbabwe. Na minha opinião, não é. A situação daquele outrora pujante país tem pouco a ver com socialismo. Tem a ver, sim, com o dramático recurso de alguns líderes africanos ao mainstream de racismo, xenofobia e tribalismo tout-court que, por muito que custe às consciências correctas dos países desenvolvidos, continua vivo e de boa saúde em alguns países africanos. Se lhe juntarmos a corrupção e o roubo, temos uma receita ideal para o descalabro das economias e que foi o que aconteceu no Zimbabwe. A denúncia tardia por parte de outros líderes africanos dos desmandos de um idoso patologicamente afectado pelo ódio aos brancos deve-se fundamentalmente ao papel estrategicamente importante que o Zimbabwe representava no contexto geo-político e às economias de países como a África do Sul, a Zâmbia, o Malawi, Moçambique e o Botswana.

Os “paraísos socialistas” são responsáveis por muito de mau em muitos países. No caso do Zimbabwe, na minha opinião, a situação é claramente diversa.

2 Comments:

At 9:04 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Não podia estar mais de acordo! E prontoSSSS, agora fiquei outra vez cheia de saudades da Rodhésia. Dane-se o que me vão malhar, não tem nada a ver com colonialismo. Tu entendes-me, tem a ver com outros tempos, outra vida...

 
At 10:17 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Ninguém tem nada que te malhar. Nao estás a avalizar mentira nenhuma nem ninguém esta a fazer a apologia de saudosismos serôdios.
Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home