Joe Barbera
[1427]
Tom & jerry marcaram a minha meninice porque:
- Eram desenhos fabulosos, expressivos, a sonorização e stunts eram fabulosos e as histórias eram deliciosas;
- Quase sempre me sentia impelido a tomar o partido de Tom, apetecendo-me bater em Jerry. Ainda jovem comecei a perceber algumas particularidades do "mundo-cão", leia-se a popularidade do Jerry (a primeira forma de populismo de que me apercebi…), o bom, e a injustiça que perseguia o Tom ,o mau, quase sempre vítima das sacanices do Jerry.
- Uma história em que Tom herda um milhão de dólares, é obrigado a prestar vassalagem a Jerry para não perder o direito à herança e, às tantas, salta-lhe a tampa, desata a perseguir o rato enquanto grita: I Lost a million dollars… but I’m haaaaaaaaaappy! Nunca me esquecerei esta história.
- Mais tarde houve aquela cena dos desenhos animados correctos e aberrantes do Leste Europeu, alienantes e insuportáveis. Tanta estupidez fez-me jurar comprar os videos todos do Tom&Jerry (o que fiz) para que a minha filha os visse todos (e viu).
Joseph Barbera morreu. Deixou obra. Há poucos assim!
9 Comments:
... participo com gosto neste teu tributo a Joe Barbera.
Tom&Jerry também fazem parte do meu imaginário de infância (e não-infância)!
... e é mesmo, o Jerry consegue ser irritantezinho ... ;D
Beijinhos,
Sinapse
Também eu adorava o Tom&Jerry! Ratinho safado... ainda hoje quando tenho oportunidade me delicio!
Beijinhos
que boas eram as minhas tardes de infância a ver o tom e jerry
Sinapse
Não apetece ajudar o Tom de vez em quando?
:)) Beijinhos parciais
Lurdes
Parece mesmo que não sou o único :)) beijinho
margarida v
Era o encanto de todos nós...
Eheheh.. tb adorava os Flinstones e o Zé Colmeia. Qto ao Tom&Jerry, estava sempre obviamente pelo gato; se bem que aqui, os rivais da Walt Disney (não sei quem imitou quem), o passarinho parece muito mais comestível, salvo seja :)
Abraço,
JoõaG
Aceito alguma ambivalência em relação ao Sylvester e ao Tweety, mas acho o Tom&Jerry os genuinos. Independentemente de quem plagiou quem.
Um abraço
Sou, provavelmente, de uma geração um pouco mais recente pois o Tom & Jerry que vi já foi em "repetição" nos anos 80 ou em VHS. O Tom era de facto por quem torcia, o injustiçado. Mas não posso deixar de discordar relativamente à animação "de leste". Era de uma categoria diferente, mais dura e alguns marcaram-me pela profundidade da mensagem. Uma qualidade diferente mas qualidade nontheless! A minha geração lembra-se com carinho desta animação menos comercial.
O Barbera foi realmente um marco.
Enviar um comentário
<< Home