quarta-feira, junho 14, 2006

Fernando Pessoa



[1061]

"A quinta é a menos definível. Direi talvez, falando a uns, que é a graça, falando a outros, que é a mão do Superior Incógnito, falando a terceiros, que é o Conhecimento e a Conversação do Santo Anjo da Guarda, entendendo cada uma destas coisas, que são a mesma da maneira como as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo."


Fernando Pessoa

(Do entendimento dos símbolos e dos rituais - simbólicos - , que exige do intérprete cinco qualidades ou condições, sem as quais os símbolos serão para ele mortos, e ele um morto para eles)

5 Comments:

At 7:09 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Quem escreve assim só pode:
1)Ter nascido em Lisboa,
2)Ter vivido algum tempo na África do Sul,
3)Ter aproveitado a estadia na RSA para passear na 'Marine Parade' e ao mesmo tempo espiado este e aquele tubarão a nadar entre os pontões, quiçá a mordiscar uma qualquer barbatana alheia,
4)Ter, inconscientemente, desejado que um pelágio escarlate lhe dedicasse três linhas de prosa e, ainda por cima, sem lhe tratar pelo nome próprio...qual Morte qual Ricardo Reis qual carapuça...(o homem é anticomunista bolas! Tenham piedade.),
5)Enfim, o homem 'é' realmente complexo. O tempo do verbo está correcto já que quer o escarlate quer o Pessoa continuam vivos...uns em espírito outros porque a segurança social espanhola permite! Gaita...

Para além do Álvaro de Campos, volta e meia ponho-me a pensar nesta expressão do Fernando Pessoa:
" A minha pátria é a língua portuguesa ! " ( O ponto de exclamação é meu). Tem toda a razão.

Vou fechar a loja e vou comer qualquer coisa. Não almocei. Como diria Pessoa,

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

 
At 9:30 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Ai que jeito me dava ser um pouquinho mais inteligente, caraças! Ora temos o quinto (que não é o dos infernos) e mais exactamente o quê? E já agora, quem foi mesmo que morreu? Devo chorar? Ai meus sais!!!

 
At 10:34 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Não te conhecia essa sensibilidade... se fizeres um bocadinho de arqueologia encontrarás muitas referências a Pessoa.
Um grande abraço

Nota: Não sei se no tempo de Pessoa a Marine Parade já era Marine Parade... e a Golden Mile... e a Victoria Embankement...O Maharani, tenho a certeza que não existia :))), O Malibu é que já não estou tão certo. E há um hotel que tenho a certeza que já existia, exactamente corner Marine Parade com a... xiça, áquela principal no sentido East-West, que já foi o melhor hotel em Durban e que também não me ocorre o nome. Durban hotel? Mesmo em frente ao Oceanário.
Já lá não chego!

 
At 10:38 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul

Também acho que podias ser um bocadinho mais inteligente. Mas eu gosto de ti à mesma :)))))
O "quinto" não é quinto é quinta e é a quinta de cinco condições.... está lá explicado no post. E podes encontrar as cinco condições na Nota preliminar da "Mensagem". E não morreu ninguém. É o aniversário de FP, para mim, um vulto enorme na nossa literatura, só isso. A data é 13 de Junho, mas a 13 eu não postei, de maneira que ontem foi tudo de caminho.
:))
Beijinho

 
At 6:33 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Puxa, ambém não precisavas de ser tão literal, eu tava só a ajavardar um bocadinho... mas se gostas de mim à mesma, já não me importo.

 

Enviar um comentário

<< Home