quarta-feira, junho 14, 2006

Lesões da educação


[1060]

De uma professora de Coimbra (aliás, a primeira interveniente) ao Forum da TSF, em que o tema era a greve dos professores hoje e o estado da educação em Portugal:

"Sinto-me lesionada pela ministra da educação..."

Pensei para mim: Lapsus linguae. Mas a professora encarregou-se de me esclarecer, dizendo:

"...aliás, sentimo-nos todos lesionados pela senhora ministra."

Será que a Fenprof não terá umas embalagens de "embrocation", que era uma coisa com que me massajavam quando eu jogava raguebi em Coimbra? Era um cheirete horrível no balneário mas as lesões passavam logo.

E assim comecei, lesionado, o meu dia de trabalho! E não há "embrocation" que me valha…

17 Comments:

At 1:45 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Pois dessa coisa que cheira mal e cura lesões, nada sei. O meu irmão quando jogava raguebi e eu quando jogava ténis, usávamos Gelol, spray para pequenas superfícies, pomada se o estrago fosse maior. Creio que será caso para pomada, não? Beijinho

 
At 2:40 da tarde, Blogger Carlota disse...

Vá lá, Espumante, dá um desconto à senhora! Se calhar era professora de educação física...
;D

 
At 4:41 da tarde, Blogger Periférico disse...

É a constatação do lesionado estado a que a educação chegou!;-)

Um abraço

 
At 7:13 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Pois, para além da calinada da senhora professora, o que eu me ri ao ver que regressaste à tua querida TSF! ;D



Beijinhos, filtrados,
Sinapse

 
At 10:40 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Descobri uma foto do produto no Google, já lá pus. E ainda se chama Embrocation.
Beijinho

 
At 10:41 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

Devia "de" ser isso :))))
Beijolas

 
At 10:41 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Periférico
Concordo totalmente.
Boa ponte para ti e um abraço

 
At 10:45 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
Tu és demasiadamente arguta :)))))
Acontece que, por causa do trânsito, vou tarde para o escritório, pelo que apanho diariamente o tempo do Forum, às 10 da manhã. Deve ser uma costela masoquista minha, porque tenho boa música no carro, mas para além de me irritar não imaginas o que me divirto a ouvir o Forum. E só não oiço a Bancada Central porque também era um bocado de exagero. Mas as vezes oiço uns respigos :)))
Beijinhos argutos

 
At 10:55 da tarde, Blogger papoilasaltitante disse...

Pois... essa minha colega deveria era estar "lesionada" da cabeça... AIAIAI!!!!
No comments!
Bjs

 
At 10:56 da tarde, Blogger papoilasaltitante disse...

p. S. Eu disse deveria... ( e não, devia) propositadamente!!!
Bjs

 
At 11:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila saltitante
O tempo do verbo aí faz toda a diferença :)))
Beijinho

 
At 3:19 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

lol que bem que vai a Educação no país da bola e do telemóvel!...

 
At 11:16 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO
Tenho acompanhado os teus dias aí pela Beira Litoral (ainda se diz assim, não diz?)
Quando escreveste sobre o festival de Cantanhede, veio-me à lembrança tempos antigos, estudava eu ainda em Coimbra, em que ia a muitos bailes de rua, onde as mulheres dançavam umas com as outras à espera que os "estudantes" as fossem apartar :))) Esses bailes eram frequentemente acompanhados por uma banda (horrííííível) de Cantanhede e que se chamava, exactamente, os "Libórios de Cantanhede".
Era o tempo do cinzento e branco esbatido como dizes...
Lembrei-me disto por causa de Cantanhede.
Também perto de Cantanhede fui a uma festa a uma aldeia chamada Pedreira, paga por um agricultor abastado cujo filho foi o primeiro habitante da aldeia a formar-se. A festa era no largo da igreja e toda a gente tinha vinho e alguidares de barro com azeitonas e tremoços à discrição. Houve discurso do padre, do presidente da junta e da Casa do Povo (uma instituição do Estado Novo)e do pai do licenciado. O resto da história não posso precisar porque meia hora depois estáva a beber... e só me lembro de ter acordado no dia seguinte numa cama por fazer, vestido e com a boca a saber a varetas de chapéu de chuva :)))
Vou parar a história senão, às tantas, isto torna-se um post. Veio tudo a propósito dos Libórios de Cantanhede :)))
Beijinho

 
At 1:59 da tarde, Blogger Madalena disse...

Eu sou professora! Há muita gente nesta classe que fala mal. Se é verdade que temos responsabilidades acrescidas nomeadamente na Língua Portuguesa, também é verdade que os restantes senhores todos de todas as classes sociais e profissionais também têm responsabilidades, nomeadamente nas atitudes...
De repente, desaba o mundo sobre a cabeça dos professores!!!!!
Fico triste, por isto!

 
At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Madalen, não fiques triste, o principal culpado é o parolo do Cavaco, que teve nas mãos a mudança e preferiu atropelá-la na auto-estrada para Boliqueime...

Espumante, respondi lá, mas, como sou bem edukada, não fui aluna da Mad' lol, copio para aqui:

Ah ah ah, espumante!! Eh, pá, estudei um ano em Coimbra, era o tempo em que a cidade não era para discotecas mas para estudar e passávamos a vida à boleia para o 'Escorpião' na Mealhada ou as 'Piscinas' na Praia de Mira, até de um padre apanhámos boleia para as noites do Pecado... em resultado, lá consegui fazer (na oral) uma cadeira... Vou perguntar à Ni, que é de lá, se conhece essa aldeia. Beijo, obrigada pelo teu comentário, IO.

 
At 2:59 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena
Minha querida amiga. É verdade o que dizes, em todas as profissões há bons e maus, porque seriam diferentes os professores? Por outro lado, do bocadinho que conheces de mim também não me terás na conta de uma pessoa que actua por enxurrada, avalanche, tipo bora lá falar mal dos professores que está na moda, aliás já aqui coloquei um post muito crítico em relação à ministra da tua tutela, referindo-me especificamente à avaliação de professores por pais doa alunos. Mas também, do tal bocadinho que sabes de mim, já deves ter percebido que sou particularmente sensível ao mau português que falamos. E, do meu ponto de vista, há duas classes com responsabilidades acrescidas neste particular e que são, no meu entender, os professores e os profissionais de comunicação social. E, sim, mexeu comigo ouvir uma professora (aparentemente na casa dos trinta anos) a dizer que se sentiu "lesionada" pela ministra. Tanto quano mexeu comigo ver a foto que ilustra o post que tenho lá em cima, mas isso já é outro "departamento", apesar de não menos importante. Mas é claro que tenho bem presentes os inúmeros excelentes professores que conheço e a importância que eles têm na formação das pessoas. Mais do que na faculdade, onde o ensino é mais específico, como sabes, nunca me esquecerei particularmente de dois professores que tive no secundário: os meus professores de inglês e de português, sobretudo este último que soube incutir-me a importância da língua e do seu adequado manejo como expressão viva da nossa cultura e do nosso desempenho social e profissional.
Um grande beijinho para ti e não fiques triste. Havias de conhecer alguns colegas que tenho... :)))

 
At 3:17 da tarde, Blogger Madalena disse...

Pois é! Mas agora na berlinda estão mesmo os professores e isso dói muito!!!! Parece um enxovalho público! Beijinho para ti e para a IO, se ela passar por aqui.

 

Enviar um comentário

<< Home