sexta-feira, março 17, 2006

Collision


[857]

Ontem fui ver o premiado “Crash” e percebo facilmente porque é que o Óscar rodopiou dos cowboys para este superior documentário sobre a vida de cada um de nós. O filme tem um fio de história, tem enredo, apesar de as personagens não se conhecerem entre si, mas é um verdadeiro documentário de uma sociedade onde as pessoas mais do que “se cruzarem” umas com as outras, “colidem” entre elas (o título, em português, é mesmo esse, “Colisão”).

Paul Higgis excede-se e oferece-nos uma obra que nos prende do princípio ao fim, nos encanta pela mestria do desempenho de cada uma das personagens e, sobretudo pela realidade, pela verosimilhança de cada uma e todas as situações do filme. Filme que não tem fim, nós abandonamos as cadeiras e a história continua…

Ocorreu-me esta pequena descrição do filme que fui ver ontem porque… está a chover. E se há lugar no mundo e situação no tempo em que o termo “colisão” é literalmente aplicável aos portugueses é quando chove e lhes metem na mão uma viatura. Sobretudo aquelas viaturas de rede ao meio que serpenteiam entre o trânsito. Hoje é um dos tais dias em que os portugueses absolutamente “marram” um com os outros, sem remissão. Aqui está um exemplo em que a Internet podia ajudar um bocadinho. Marrávamos virtualmente. Ninguém se aleijava e a conta de bate-chapa era incomparavelmente mais baixa. Ou mesmo inexistente…

Entretanto, devo confessar que não fora os tais carros de rede ao meio e as bichas que vou apanhar até Lisboa, eu até gosto do ar primeiro-mundista desta chuvinha miúda que nos molha os ossos mas lava a alma!

4 Comments:

At 12:42 da tarde, Blogger Carlota disse...

Sempre achei detestáveis os condutores dos galinheiros (nome que dou a esses carros com rede ao meio) e a sua maneira de conduzir aos "ss" e prego a fundo! Vê-se logo que o carro é do patrão!

 
At 1:43 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
Aúltima vez que te li vinhas na autoroute de Luxemburgo para casa. desde aí, dá-me "access forbiden" ou dá not available e por aí fora. Já experimentei entrar por porta alheia mas o resultado é o mesmo.
- "Podes ficar com a casa, com o carro, com as jóias... mas não fiques com a chave do Lote...
:)))))))))))))))
AS isto chama-se cultura Ágata, mas lembro-me agora que não deves saber quem é. Tu és mais J. Brel, né?
beijolas e vê lá se me deixas entrar no lote.
:)

 
At 3:38 da tarde, Blogger Carlota disse...

É um problema do blogger. Nada de grave, creio eu.
Sei perfeitamente quem é a Ágata. Julgas que vivo com a cabeça enfiada na areia como a avestruz?
Agora esse Brel... É algum detergente novo?... :)
Beijola e excelente fim de semana!

 
At 6:34 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sempre a graçola na ponta da língua :))))
espero que tenhas passado um bom fim de semana também
beijola

 

Enviar um comentário

<< Home