quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Comido até à Páscoa


[810]

Cheguei a casa com um punhado de boas intenções e energias renovadas. Sobraçando uma caixa de camarão gigante (é o que dá ter uma filha nos trópicos), atirei-me à cozinha como se não houvesse amanhã (acho que é assim que se diz, esta coisa do não haver amanhã), abri os camarões, salguei-os, limão espremido, uma lata de cerveja em cima, uns toques de margarina e forno com eles.

Até aqui tudo bem, não fora um saco de plástico cheio (mas cheio, mesmo) de castanha de caju, daquela assada na fogueira, vendida nas ruas de Nampula e a saberem a maçanicas, a Serra da Mesa e a macua e que não tem nada a ver com a castanha industrial.

O que aconteceu é que enquanto fui procedendo à tarefa de preparar os camarões fui trincando castanha…e trincando e trincando, e a gente trinca e trinca e trinca e come e come e come e o raça dos camarões nunca mais estão prontos e mais castanha e mais castanha e eis que finalmente os camarões estão prontos. Avermelhados, tostados, cheirosos, apetitosos de morrer.

Camarões fora do forno e eis que o desastre acontece. É quando reparo que não só não tenho fome como experimento uma clara sensação de acabar de ter ingerido uma lata de cinco litros de óleo queimado. Ou duas botijas de lubrificante para camiões pesados e absolutamente incapaz de comer fosse o que fosse nas quarenta e oito horas seguintes.

Meti os camarões no frigorífico e pode ser que não se estraguem, mas desconfio que estou comido (salvo seja…) até à Páscoa.

24 Comments:

At 12:59 da manhã, Blogger Madalena disse...

E eu estou roidinha de inveja, salvo seja também!, até dois mil e dez. Vê tu o tamanho da minha inveja. Não é pelos camarões. É pela castanha da caju!!!!!!
A minha inveja não te vai fazer mal. É benigna, podes crer!
Beijinhos, invejosos mas beijinhos!

 
At 2:13 da manhã, Blogger a.leitão disse...

Ao Camarão Gigante, agora, para disfarçar, dá-se o nome de "Carapaus com Patas".

 
At 9:10 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

faria mais sentido o tyrmo bebido até à Páscoa do que comido. Ou o espumante come-se?
:o)

 
At 11:03 da manhã, Blogger Carlota disse...

Este teu post abriu-me o apetite. Vou já almoçar!

 
At 11:57 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Tomei nota da receita. Vou experimentar. Ahh, mas agora lembro que não tenho filhos nos trópicos. O que está mais longe é vizinho dos fofos de Belas. Prontuus! Nada feito, ou melhor, se optar por esses até ja os compro feitos!:))
Bjos e boa digestão
Gota

 
At 12:35 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena
Quando eu era miúdo, colocava a castanha crua naquelas pás de lixo metálicas e levava à fogueira, em directo. A castanha aquecia, rebentava deitava o óleo fora e começava a arder... O cheiro é absolutamente único e o sabor também. A castanha de caju que se vende aí pelos supermercados tem um gosto que não tem nada a ver com o original :)))
Pena morares tão longe senão leva-te um bocadinho. Foi a Passada que me mandou, juntamente com os tais camarões...
Beijinho

 
At 12:36 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

a.leitão
Designação nova para mim, mas faz todo o sentido
:)

 
At 12:39 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimo/a (?)
É tudo uma questão de perspectiva. Eu sou uma pessoa cordata e tanto me ajusto ao estado sólido como ao estado líquido. E, surpreendentemente, com uma tremenda facilidade :)
Portanto, bebido ou comido, para o bem e para o mal, fui espumante para abrir o blog e espumante fiquei... comido, bebido mas sempre, presumo, bem digerido, que eu sou de me dar bem com toda a gente!
:)

 
At 12:41 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

aqui é uma da tarde e vou almoçar também. os camarões agora marchavam mas estão em casa... logo à note farei uma profissão de fé e não tocarei nas castanhas, atacando directamente o prato que era apara ser comido ontem.
Beijolas
:)

 
At 12:42 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Gopta
Fofos de belas? Juro que não conheço... tem alguma a coisa a ver com os travesseiros de Sintra?
beijinhos

 
At 12:51 da tarde, Blogger mulher disse...

se quiseres ajuda para comer os camarões... ;)

 
At 2:49 da tarde, Blogger Passada disse...

Se me permite a vasta plateia, os camarões são "QUEEN" mesmo, porque não havia "KING", uns brutos tamanho lagosta para enviar..."Sinhora, estamos sem Kingi, vai Queeni?"
As castanhas são de facto uma perdição. Estas assadas que nem a tua pá metálica. Os restaurantes bem tentam colocar amendoim mas o que vai é o cajú mesmo. Beijos

 
At 2:53 da tarde, Blogger Passada disse...

PS: sugiro que alteres o título deste post para "Cajú com sabor a camarão"!!! :)

 
At 5:33 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Fofos de Belas não são nem primos dos travesseiros de Sintra, quer em feitio ou sabor, já que são uma espécie de pão de ló muito fofo e recheados com um creme de ovos?. Mas que são conhecidos e procurados ha muito, são. Mas ... vivam os travesseiros de Sintra!!
Gota

 
At 8:50 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ana
Teria muito gosto, mas vocês são, pelo menos e que eu saiba, três... olha, o Mira, em S. Pedro, mesmo na Marginal tem lá desses camarões. Enormes, escuros e grelhados ao ponto. Convence o sr Baleia para te oferecer lá um jantarinho. Vais ver que ficas cliente.
Beijinho
:)

 
At 8:51 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

mmicr
O problema foi mesmo ter sido dessas castanhas caseiras. Um tipo come, come e não dá por mais nada. Depois, fica um bocado enjoado.
beijinhos

 
At 8:51 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Gota
Parece que já dei calinada, mas, prontes, vivam os travesseiros :)

 
At 9:59 da tarde, Blogger mulher disse...

safaste-te bem ;)

 
At 11:34 da tarde, Blogger Xana disse...

Devia haver uma lei que proibisse posts destes ainda por cima com fotografia! Tou tou com inveja sim senhora e acho que não é como a da Madalena. ;-)
E termino como ela
Beijinhos, invejosos mas beijinhos!

 
At 12:41 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ana
Safei nada :)
Vai lá ao "Mira" e depois diz-me se vale ou não a pena.
De resto, os meus dotes culinários são exíguos, dependo dos humores e saberes (e sabores) de uma ucraniana que por acaso é parteira, magina, e só sabe fazer guisados :))) Daí que a comida feita tenha um lugaf d eprivilégio cá em casa. Esta de eu me pôr a cozinhar camarões fou uiuma "liberdade poética" e a aproveitar uns exemlares que a minha filha mais velha me mandou.
beijinhos

 
At 12:44 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Xana
Não seja por isso... há um restaurante chamado Mira, etc., etc., etc., please refer to my comment to Ana :))))))))))))
Vai por mim, dá lá um salto e depois diz-me se gostaste. Três por pessoa chega, quatro já pode ser demais :))
beijinhos e não sejas invejosa que ficas feia:)

 
At 12:58 da tarde, Blogger mulher disse...

o mais difícil vai ser convencer o Sr. Baleia, que o homem detesta refeiçoar fora de casa.

 
At 4:49 da tarde, Blogger Teófilo M. disse...

Já aprendi uma receita nova!

Pego nos camarões saídos do forno, meto-os no frigorífico e sirvo-os dois dias depois.

Baptizei-a de camarões africanos à La Espumante!

Que tal?

Serão bons?

Cumprimentos tripeiros

 
At 8:52 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

teófilo m
Bom proveito
:)

 

Enviar um comentário

<< Home