quinta-feira, dezembro 01, 2005

Nobre e Divina Missão



Foto da entrevista de ontem na RTP

[653]

" O que se pretende é uma bolsa que me permita realizar os indispensáveis estudos de holandês e depois um mestrado em direito marítimo em qualquer faculdade holandesa.A bolsa terá que ser suficiente para permitir a minha manutenção e a da minha família (mais três pessoas) ou então teria que arranjar-se também uma bolsa para a minha mulher.Depois dos estudos de holandês estaria também interessado em qualquer trabalho em instituto de estudos ou fundação ligada com o direito do mar ou com a cooperação com a Africa ex-portuguesa ou o Brasil, para não estar exclusivamente dependente da bolsa ou se for impossível estar só como estudante. "

In Faccioso

O normal é nascermos, crescermos, o nosso paizinho ensinar-nos as asperezas da vida, a mamã dar-nos o consolo dos beijinhos, irmos crescendo, estudarmos, tirar um curso, trabalharmos (esta, a questão crucial...), produzirmos qualquer coisa e assegurarmos o nosso bem estar e dos nossos. Há quem o faça ensinando crianças, tratando doenças, projectando casas, dando injecções, escrevendo para jornais, plantando couves, conduzindo aviões, cortando cabelos, fabricando sapatos ou roupa, salvando pessoas de calamidades naturais, apagando fogos, enfim, um mundo de ocupações, cada qual com a sua importância intrínseca no concerto da vida das pessoas e todas elas dignas e nobres.

Depois há aqueles que acham que nascem com a estrita obrigação moral e nobre (quiçá divina) missão de olhar pelo nosso bem estar e de nos ensinar o lado correcto das coisas. Mais grave – acham que devem ser pagos para isso e que ainda lhes temos de estar veneradores e obrigados. Nunca deram uma injecção, não sabem o que é uma couve tronchuda, dificilmente conduzem, até, uma viatura. Mas sentem-se a luz do Universo e, se não fossem laicos, achariam que era a eles que deveríamos rezar. E tornam-se insuportavelmente arrogantes.

ADENDA: Frequentemente reside nestes estados de espírito a génese de uma ditadura. Bem perceptível, aliás,
na eminência em que Judite de Sousa esteve de levar uma lambada. Exagero, eu sei, mas palavra de honra se não me deu essa ideia!

5 Comments:

At 10:06 da tarde, Blogger Carlota disse...

Ai... Se isto não fosse um local público e eu não corresse o risco de vir a ser processada por difamação, contava-te aqui algumas histórias do "rei-sol-poço-de-vaidade"... Fica para uma outra oportunidade.
Como já disse, não vi a entrevista. Não tenho tempo que chegue para ouvir barbaridades.
E no que respeita às presideciais, o meu único desejo é que haja uma segunda volta entre o Cavaco e o Alegre para ter o prazer de ver os do PS a engolir sapos (hi, hi, hi!)
Beijolas

 
At 12:21 da manhã, Blogger Madalena disse...

Não sei se responda a ti, Espumante, se a ti, Carlota?!
Como não vi nenhuma das entrevistas, poupei os meus nervos, pelo que estou a ver. Aquilo é espectáculo!!!! É circo!
Não me apetece ver aquele número.
Quanto à segunda volta... não sei não... acho que não vai haver!
Beijinho para ti, Espumante!

 
At 8:06 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

Não creio que a segunda volta seja como desejas. A máquina é bem oleada e M Alegre terá dificuldades em manter a chama que está a demonstrar agora, mas isto digo eu, que sou mais "cavacas e bolos" :)))
Beijinho para ti

 
At 8:08 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena
Protege-te querida amiga :))) Além de que hoje todos temos um acontecimento de capital importância. Desintegrar a dragonagem, pulverizá-los. A jaula aí em causa está a postos?
beijinho para ti e bom fim de semana.

P.S. Por razões incontornáveis não poderei ver o jogo :(((((

 
At 11:48 da manhã, Blogger Carlota disse...

Um pequeno e necessário esclarecimento: eu sou do mais apolítico que há.
Fiz aquele teste do "political compass" (http://www.politicalcompass.org/)e fiquei mesmo no meio da cruz.
A minha atitude para com os políticos é só uma: gosto de vê-los sofrer (pronto, chamem-me mazinha!).
Beijolas

 

Enviar um comentário

<< Home