domingo, agosto 28, 2005

9.000.000



[531]

A tragédia dos fogos teve, pelo menos, um aspecto positivo. Se repararem bem, de repente toda a gente fala em hectares, quilómetros quadrados e os mais paternalistas e jornalistas que estudaram ainda antes do evento da calculadora têm sempre o cuidado de pôr em parêntesis (1 ha = 10.000m2 = 1 campo de futebol). Ora, a partir daqui surgem os mais mirabolantes cálculos sobre a área de Portugal continental – há quem misture quilómetros com quilómetros quadrados, com hectares e não faltará muito para meterem os esteres que, se alguns de nós bem nos lembramos nos remete para uma longínqua medida de volume de madeiras, mesmo arriscando que alguns dos jovens correspondentes da RTP achem que "estere" terá a ver com a colega que a antecedeu e, da TVI, aproveitarão a embalagem para dizer que a Ester deu uma sacholada no vizinho por cauda de uma disputa sobre a propriedade de uns quantos malditos pinheiros.

Voltando aos hectares... mesmo sabendo como somos dados a números (que saudades de Guterres, esse sim, dominava a coisa...) já li que Portugal tem 9.000.000 hectares, 90.000.000 hectares e outros ainda que, prudentemente, falam na coisa assim por alto e prometem a eles próprios que se vão agarrar à calculadora. Ora, admitindo que a área é de 90.000 quilómetros quadrados (há quem diga que são 89.000, há quem diga que são 92.000, nestas coisas o melhor mesmo é ficar pelo meio que é onde se erra menos, embora me arrepie ainda não termos chegado a uma conclusão ao fim de 800 anos, mas para quem teve a feira popular, provisoriamente, 40 anos em Entre-Campos, as célebres obras de Santa Engrácia, 5 km de CRIL para acabar há 15 anos, uma Casa da Música para acabar que era suposta estar aberta na Porto Capital da Cultura e um desgraçado de um cidadão açoreano há 20 anos para receber o que um banco lhe roubou, esperar 800 anos para sabermos o número exacto de quilómetros quadrados nem é assim muito grave. Não nos esqueçamos que tivemos aquela cena lá de Olivença, perda de praia na Costa da Caparica e uma Quinta de uma tia minha perto de Bragança que ainda não se sabe bem se está em Espanha se está em Portugal. Mas pronto. Fiquemos pelos 90.000 km2 e assentemos desde já que 90.000 km2 correspondem a 9.000.000 has. Se 1 ha corresponde mais ou menos a um campo de futebol (e assim já "a gente nos entendemos...") já pensaram bem o que é que podemos fazer com espaço para 9.000.000 de estádios? Ein? Já pensaram? Humm... pensem lá... já pensaram bem? 9.000.000, repito: - 9.000.000 de hectares, ou seja o equivalente a mais ou menos 9.000.000 de campos de futebol?

8 Comments:

At 1:13 da manhã, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

(...Entre um fim de semana em Lisboa e mais uma saída para Espanha- já amanhã)

Vou tentar intrusar os números...ora 9.000.000, quê? hectares? ou é 2% do PIB?!?

Um grande abraço...já com saudades "disto", amigo Espumante

 
At 1:06 da tarde, Blogger Madalena disse...

Se todos o prejuízo fosse a área ardida... mas não é só. Um beijinho para ti!

 
At 8:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

abf

Bons olhos o leiam :))))
Como é isso de se trabalhar em Agosto? Tenho pensado um bocado em si e ocorre-me se já lhe passou pela cabeça que o país dispõe já do mais completo e sofisticado sistema "de ordenha mecânica" :)))
Já equacionou esta questão?
Um grande abraço

 
At 8:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena
Hoje fiz um post a "dizer bem"...
:))))))

 
At 6:57 da manhã, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

Pois...se o país tem esse sofisticado sistema, eu, como ainda ando na fase de "estudo de mercado", ainda não cheguei táo longe, como o Espumante, para saber "onde está", mas havemos de ver isso um dia destes, numa boa cavaquice (ahnn? esta agora... deve ser por causa das presidenciais...).
Uma coisa, porém, é certa, que o meu, o nosso país, ainda esta na "idade da mama"- para alguns, e não para os tais imigrantes que, de facto, trabalham- cada vez serão necessárias mais ordenhas, ou não?!?
Um grande abraço- não o tenho lido muito...mas vou-me "recuperar"...um dia...

 
At 4:38 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Well done!
[url=http://zmmakcci.com/owpm/nmwt.html]My homepage[/url] | [url=http://blpolytf.com/xmwc/tnle.html]Cool site[/url]

 
At 4:38 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Well done!
My homepage | Please visit

 
At 4:38 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Well done!
http://zmmakcci.com/owpm/nmwt.html | http://cannnfbi.com/wfdt/wpkh.html

 

Enviar um comentário

<< Home