quarta-feira, agosto 01, 2012

A lamúria do costume


[4729]

Começa a lamúria do costume. Num país onde NADA se faz ao nível do desporto escolar, onde não se inculca na juventude qualquer espírito de competição, solidariedade desportiva, espírito de equipa, fairplay (sem ser esse que anda por aí formatado nos estádios de futebol), em que não existe qualquer tipo de competição interescolar, pelo menos que eu dê por isso, onde o recurso à lembrança de um par de glórias nacionais se converteu já no faducho com letra do meu marido, música do gajo que vive comigo e dedicado ao gajo da mesa do canto, de que nos admiramos de nós? Onde as tricas do Comité Olímpico (sempre me fascinou como é que se chega a este tipo de lugares, presidentes de federações e comités, tipo lugares vitalícios como os sindicalistas), mais a menina que não lhe apeteceu ir a uma regata qualquer ou um atleta que faltou a uma prova porque se deixou dormir…são a verdadeira génese da nossa pindérica e repetitiva presença nos jogos olímpicos, estaríamos à espera de quê? Alguém com responsabilidades na Educação se preocupou alguma vez em ver como se faz lá fora para pôr os miúdos a nadar, a correr, a saltar, a jogar várias modalidades pelas escolas fora (se quiserem posso dar umas dicas de como era com os meus, que tiveram a fortuna de estudar lá fora e perceber e amar o fenómeno desportivo). Os próprios professores dão algum contributo nesse sentido, nos intervalos das manifestações do Mário Nogueira?

Hoje de manhã fixei-me na expressão feliz e sadia de Phelps, acabadinho de ganhar uma medalha e tornando-se o mais medalhado atleta de sempre. E na expressão e estampa física daquele jovem vi todo um mundo de diferença que nos separa ainda de uma presença minimamente aceitável nos jogos Olímpicos.
.

Etiquetas:

1 Comments:

At 11:01 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Nos Estados Unidos há 3 MILHÕES de ginastas federados!Eis mais uma "pequena diferença"....
Qualquer resultado obtido por um atleta português é um grande feito!!!
Não esquecer que eles vão porque atingem os mínimos (com muito esforço e muito trabalho)e depois espera-se que sejam campeões...os campeões são excepcionais e têm as notas Máximas.
xx

 

Enviar um comentário

<< Home