sábado, julho 28, 2012

Foi bonito de ver

[4723]

Gostei da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos deste ano. Não que eu nutra uma particular simpatia pelos Jogos, por razões que não vêm agora ao caso. Mas gostei logo de reparar nas diferenças entre a grandiosidade massificada, manipulada, robotizada dos jogos de Pequim e o guião simples e humanizado de um pedaço de História de que os britânicos se orgulham. E foi no desfile cronológico da ruralidade de um Reino, passando pela revolução industrial e até à modernidade dos dias de hoje que se confluíram as raízes culturais daquele povo, eivado de genuínos orgulhos, meandros idiossincráticos e um verdadeiro sentido nacional. Não faltou o detalhe de podermos reparar como uma sociedade realmente multiétnica (não vi pretos, louros nem indianos na abertura dos jogos de Pequim), com certeza ferida da multiplicidade de angústias e querelas expectáveis pela própria natureza de uma sociedade de múltiplas características e culturas, mas bem representativa de um conceito democrático que talvez não seja muito bom mas é, com certeza, que se saiba, o melhor de todos.

O humor britânico não podia faltar, e desde ver a estátua de Churchill acenando aos passantes (só irritou ver que o politicamente correcto lhe tirou o charuto) até ao imaginário de ver Sua Majestade saltando de paraquedas com James Bond sobre o estádio Olímpico, nada faltou. Nem mesmo o formidável Mr. Bean tocando uma tecla de piano e parodiando a circunspecta Orquestra Filarmónica de Londres, durante a inevitável interpretação dos «Charriots of Fire». E no meio de Mary Poppins e expulsão do Mal pelo Bem, ainda deu para ver os enxutos setenta anos de Paul McCartney a cantar aquela fantástica «Hey Jud» e foi bonito de ver mais de 70.000 pessoas no coro do na-na-na-nanana-na.

No fim os chineses gostaram muito do fogo de artifício e alguns bloggers questionaram a presença de Cavaco Silva e mulher na assistência e outros, ainda, preferiram soltar a rédea ao seu inconformável romantismo e entoaram o mofo de versos do Manuel Alegre alusivos a Hitler e ao Jesse Owens. Aguardemos agora o Rio de Janeiro.

.

Etiquetas:

3 Comments:

At 9:19 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

História, Literatura, Teatro, Musica não esqueceram nada!
Foi uma ABERTURA cultural.
Foi diferente de todas...

 
At 10:16 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Sir Mr Bean esteve impagável :))))

 
At 8:59 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

...e cá estaremos, afinal é o que está combinado, não é?:)*

 

Enviar um comentário

<< Home