segunda-feira, dezembro 19, 2011

Que descanse em paz





[4494]

Com todo o respeito que os mortos me merecem, não posso deixar de me surpreender com a vaga de comoção que tem varrido os portugueses no Face Book e na Blogosfera, para falar apenas nos meios de rede social que conheço, a propósito do falecimento de Cesária Évora.


Terá sido uma intérprete de talento e de muito sentimento mas, e que me desculpem os mais sensíveis, eu recordo com nitidez a frequência com que Cesária se referia aos portugueses com grande desprezo e em termos ofensivos. Algumas vezes até, como numa célebre entrevista que deu a uma revista francesa, fazendo afirmações sobre o nosso passado colonial em Cabo Verde e que eu, que conheci quase todas as colónias portuguesas, não tenho dúvidas em classificar como mentiras grosseiras.

Cesária morreu e os portugueses, especialistas na matéria, procederam de imediato à emulação da senhora nas redes sociais, alguns deles misturando mesmo os alhos com os bugalhos, entenda-se os seus méritos como cantora e a sua putativa intervenção política e social.

Por mim, recordado de muitas coisas que ela disse e que eu sabia serem mentira, mais o rancor evidente que ela tinha aos portugueses, ainda que mitigado por uma atitude mais tolerante quando entrevistada por publicações portuguesas, resta-me guardar o respeito devido aos mortos e os votos de que descanse em paz.
.

Etiquetas: