segunda-feira, janeiro 18, 2010

Pedir desculpa (por estar de costas?)


[3591]

Já pedi desculpa, por procuração, mas pedi, de ser descendente dos cruzados. De ter traficado escravos, ter vivido em África, servido o exército português, ter casa e automóvel. Por ter nascido e vivido no Estado Novo. Por pertencer a uma sociedade dita ocidental cheia de conforto e de vícios e pelo nascimento de Estados falhados como a Libéria, a Somália ou o Haiti. Por ser branco e ter feito a primeira comunhão.

Na torrente politicamente correcta que nos impele diariamente por um percurso que não escolhi, arrosto a cada instante com as malfeitorias acima referidas, mesmo se não escolhemos os antecessores, se os escravos continuam a existir em 2010 em vários países africanos, ou se no período colonial eu vivia em Luanda num apartamento arrendado, carro a prestações e uma empregada, contrastando, já no período pós independência e em Moçpambique, com um salário vinte vezes superior (mais os “fringe”, bem entendido), dois carros da empresa, uma vivenda no Sommershield, um motorista para ir buscar artigos de luxo (pasta de dentes, papel higiénico, “Mary”crackers, velas e fósforos…) uma vez por semana a Nelspruit, enquanto os cidadãos nacionais se acotovelavam em bichas para receberem um atado de carapau congelado. Para não falar num barco de 20’ que me servia para ir espairecer para o Índico sempre que me sentia entediado, o que era uma maçada tremenda e não dava jeito nenhum. Mesmo que, no Estado Novo, eu tenha servido o exército em regime obrigatório, enquanto outros se escapuliam heroicamente para a Argélia, Paris ou Brazaville, medidas, de resto, que haviam de proporcionar imenso currículo mesmo, ou sobretudo, para uma candidatura a Belém. Ou, para não tornar isto fastidioso, ter visitado, em trabalho, países de florescente produção agrícola como o Sudão, o Egipto ou o Ruanda (grandes produtores de algodão há bem pouco tempo) e que hoje não produzem uma cápsula e não estarão longe dos tais designados Estados falhados.

Pedi desculpa, por procuração, por isto e muito mais. Agora leio isto e parece que tudo se compõe para que venha a ter de pedir desculpa por ser heterossexual e, nessa condição bárbara, ter tido o atrevimento de me ter casado e, segurem-se, ter tido três filhos, quando afinal fui um dos que contribuíram para a crescente fatia de casais divorciados. É que a Carla Quevedo, onde cheguei através do Albergue Espanhol e do Blasfémias um dia destes acordou e achou que "se a educação de uma criança depende de situações ditas ideais, os primeiros responsáveis pelo colapso da família são os casais heterossexuais" . Assim mesmo. Tout court. Ora, ou eu percebi mal ou infere-se do "despertar" da Carla que um par de companheiros homo estará mais apetrechado para uma casamento feliz e adopção de crianças do que um casal heterossexual. Não estará apetrechado para ter filhos, mas nada que não se resolva com inseminação artificial ou uma queca avulsa em Badajoz, porque não? Eu acho esta afirmação da Carla… no mínimo surpreendente, pelo menos em relação ao que me habituei a ler dela. Por mim, tenho três filhos saídos de um casamento heterossexual e de um posterior divórcio. Todos escorreitos, escovados e que amam o pai e a mãe e, tenho a certeza, se orgulham e revêem neles. Apesar do divórcio. Afirmações como a da Carla são a súmula deste caldo politicamente correcto que parece querer afogar-nos. Em todo o caso, e apesar das pressões, quero afiançar à Carla que apesar de tanta maçada, se tivesse de casar outra vez continuaria a preferir casar, com ela, por exemplo, do que com um homem. Ah! E tenho um acrisolado amor pelos meus filhos. E proud of it, já agora. Sem embargo de amigos e parentes homossexuais que também os tenho e que, estou certo, ficariam muito ofendidos se achassem que eu passava a ser politicamente correcto com eles. E no total respeito pelas crianças para adopção, que precisam mais de uma família que os acolha do que experiências sociais politicamente correctas relevadas do maisnstream em voga e em uso nesta repartição.
.

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 9:42 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Adorei!
xx

 
At 3:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Beijinho!!!

 
At 10:30 da tarde, Blogger Passada disse...

revejo, esperneio, discuto. mas dou graças ao facto de ter um pai que não se fica pelo que lê. Tens uma opinião e isso já vale o muito que muitos carecem. um dia destes pagamos factura por ser. bj

 
At 9:32 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Passada

Vais ter que me explicar este comentário um pouco melhor. Um dia destes calha...
:)

 

Enviar um comentário

<< Home