sábado, outubro 18, 2008

Por estas e por outras é que os Estados Unidos são a maior nação do mundo

[2123]

Uma verdadeira lição de maturidade política, respeito, sentido democrático e civilidade e, não menos importante, de apurado sentido de humor dos dois candidatos à presidência dos Estados Unidos.

O Nuno Mota Pinto do Mar Salgado, explica melhor no texto abaixo e a seguir vão os vídeos, que vale a pena ver até ao fim. E a recomendação é que depois de visionados os vídeos não nos lembremos das tiradas de Mário Soares e outros distintos democratas na sua campanha contra Cavaco Silva, nas última presidenciais.

"No meio de uma campanha eleitoral acesa e dura pelo mais poderoso cargo do Mundo, os dois candidatos tiram tempo para cumprir uma tradição: participarem no jantar da fundação Alfred E. Smith. Uma fundação católica inspirada num antigo governador de Nova Iorque e que foi o primeiro candidato católico à Presidência dos EUA em 1928 (perdeu e foi então atacado ferozmente pelas suas convicções religiosas diferentes da maioria evangélica e protestante).

A troca de galhardetes, o tom humorístico, o fair play democrático aqui presentes são uma elegante demonstração de uma democracia antiga, consolidada e à prova de fanatismos e sectarismos primários. Uma lição para apoiantes excitados - sobretudo para os que, de fora dos Estados Unidos, tendem a projectar nesta disputa eleitoral a sua imaturidade política e o seu sectarismo ideológico (de direita e de esquerda). Aqui ficam os vídeos
"
:

McCain



Obama

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 6:27 da tarde, Blogger LurdesMartins disse...

Pois... acho que por cá estamos muito longe de atingirmos esse nível...
E já agora, não se arranja um exemplo destes no mundo do futebol, ou são todos pior que nós?!
Beijinhos e bom fim-de-semana.

 
At 8:17 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes

E boas férias para aí...
:))

 

Enviar um comentário

<< Home